O Porto de Santos realiza nesta quinta-feira uma operação de desembarque inédita em sua história. Uma carga de projeto, com 106 toneladas, será descarregada de um navio atracado na Margem Esquerda, mas não irá diretamente para o costado. Ela será retirada do navio pela cábrea Pará, que atravessará boa parte do canal de navegação para deixá-la em outro terminal, mas na Margem Direita. A ação, planejada desde outubro passado pela operadora logística Brasil Projects, especializada em cargas de projeto (peças de grandes dimensões), deve levar entre três e quatro horas.
A carga em questão é uma peça de uma das turbinas da futura Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em construção no Pará. Denominada como cubo, ela tem um formato circular, com 8,85 metros de diâmetro e 4,1 metros de altura. Foi fabricada na Coréia do Sul e embarcada no último dia 5 de dezembro em Busan, o principal porto do país. Ela chegou a Santos ontem, a bordo do navio CMA CGM Don Carlos, que atracou no terminal Embraport, ao lado da Ilha Barnabé, na Área Continental de Santos.
As cargas trazidas no Don Carlos serão descarregadas na Embraport. Menos o Cubo. Isso porque as vias de acesso ao terminal não têm a largura suficiente para que ela passe. A saída, de acordo com o gerente operacional da Brasil Projects, André Costa, foi levá-la para a Margem Direita, onde o acesso permite seu transporte.
A peça, então, será retirada pela cábrea (balsa que conta com um guindaste) Pará e atravessará o canal até o Terminal 35, da Libra Terminais, em Santos. De lá, poderá seguir para o Interior do Estado, onde passará por um processo de usinagem e, depois, irá para o Pará.
Fonte: A Tribuna