* Com informações de Matheus Müller
Um incêndio numa esteira para transporte de grãos no Terminal de Granéis do Guarujá (TGG) destruiu parcialmente esse aparelho e danificou a estrutura de dois pavimentos da torre número 2 de carregamento desse terminal, por volta das 16h30 desta quinta-feira. Não houve feridos.
O Corpo de Bombeiros acredita que o calor tenha aquecido o farelo de soja que estava na esteira. Como o material é inflamável, pode ter esquentado o motor da esteira danificada, de acordo com o tenente Pedro Santos.
O combate às chamas levou menos de uma hora, mas o rescaldo durou até por volta de 19h20. Esse trabalho foi feito por 50 bombeiros de Guarujá, Santos e Cubatão e por agentes do Plano de Auxílio Mútuo de Guarujá (Pamg) – formado por agentes de empresas portuárias que são treinados para atuar em emergências.
Foi necessário que rebocadores de outras empresas bombeassem água do mar no local do incêndio. A fumaça podia ser vista do Centro de Santos.
A torre incendiada tem altura calculada em 18 metros, equivalente à de um prédio com oito andares de altura. Cerca de dois pavimentos tiveram a estrutura danificada. Como escureceu, a área foi isolada, e só amanhã começará a investigação das causas do fogo.
As outras três torres do TGG nas quais também há esteiras para movimentação de grãos, de tamanho semelhante à construção afetada, não sofreram danos.
Em nota, a assessoria de imprensa do terminal reiterou que “o terminal não operava no momento do incidente e aguardava para atracar um navio. Ainda não há como mensurar prejuízos. O TGG está empenhado em apurar as causas do incêndio”.
Fonte: A Tribuna