Banner página

Notícias

Notícias

Exportações garantem novos recordes ao Porto de Santos

Impulsionado, sobretudo, pelas exportações, o Porto de Santos registrou novos recordes de movimentação nos primeiros cibnco meses do ano, com um aumento de 14,9% na tonelagem das cargas escoadas pelo complexo. O total transportado de janeiro a maio chegou a 44,5 milhões de toneladas 5,76 milhões a mais do que os 38,69 milhões de toneladas obtidos no mesmo período do ano passado. Os destaques foram os embarques de milho e açúcar.

Segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária de Santos, os 14,9% de aumento nas operações representam o terceiro maior índice de crescimento do Porto nos últimos 10 anos (suplantado apenas em 2004 e 2010). O percentual é mais do que o dobro da média de incrementos registrada no período (6,44%).

Além do recorde no acumulado, o movimento de maio, 9,8 milhões de toneladas, se mostrou o terceiro melhor resultado mensal na história do Porto e o melhor desempenho entre os meses de maio.

Os dados integram o relatório operacional do cais santista referente ao mês de maio, elaborado pela Codesp e divulgado na última semana.

Conforme o balanço, a movimentação de cargas nos terminais do complexo nesses cinco primeiros meses foi impulsionada, principalmente, pela alta nos embarques das commodities agrícolas. As operações de soja em grãos e farelo de soja juntas (o chamado complexo soja) alcançaram, no acumulado do ano, mais de 10 milhões de toneladas. A quantidade é 4,3% maior do que o observado em igual período de 2012.

Sempre protagonista (considerando um único tipo de carga), o açúcar ampliou em 77,5% seus embarques, somando 6,5 milhões de toneladas. A quantidade é 4,3% maior do que o observado em igual período de 2012.

Sempre protagonista (considerando um único tipo de carga), o açúcar ampliou em 77,5% seus embarques, somando 6,5 milhões de toneladas de janeiro a maio. o milho também obteve forte aumento de 563,2% com 1,6 milhão de toneladas. No total, as exportações cresceram 22% no período e contribuíram com 71% do total transportado pelo cais santista.

Créditos: Arquivo - Carlos Nogueira

Os destaques da movimentação no Porto de Santos foram os embarques de milho e açúcar


Importações

No fluxo contrário, das importações, as descargas de minério de ferro foram o destaque, com um crescimento de 157,5% até maio e uma movimentação de 774,3 mil toneladas. Ao todo, as importações cresceram apenas, 0,7% no acumulado.

De acordo com a Autoridade Portuária, os contêineres – na contagem em TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) – mantiveram a tendência de crescimento, com 6,6% de aumento de janeiro a maio. O total chegou a 1,31 milhão de TEU. O volume equivale a 13,57 milhões de toneladas, 30,52% da carga movimentada em Santos nesses cinco meses.

Navios

Já o fluxo de navios de janeiro a maio teve uma redução de 8% em relação ao mesmo período de 2012, chegando a 2.161 atracações. Essa queda ocorre simultaneamente a uma elevação da movimentação devido à presença cada vez mais frequente, na região, de embarcações maiores, capazes de levar mais produtos por viagem. Há, portanto, um ganho na consignção média da carga (a quantidade de mercadorias que é carregada por navio), da ordem de 12,39%. NO período, a tonelagem média por cargueiro subiu de 16,46 mil toneladas para 20,57 mil toneladas.

Na balança comercial, Santos mantém sua participação em cerca de 26%, com crescimento de 4% no valor das mercadorias operadas. De janeiro a maio, passaram pelo Porto o equivalente a US$ 49,4 bilhões em importações e outros US$ 25,3 bilhões em exportações.

Conforme o relatóroi da Codesp, a China lidera o ranking de parceiros comerciais de Santos tanto nas compras (17,8% das transações) como nas vendas (17,3%).

Para o presidente da docas, Renato Barco, os números atestam a capacidade de Santos em atender sua demanda. O presidente lembra que superar recordes é sempre um sinal positivo, mas quando se atinge performances acima de 100 milhões de toneladas ao ano, cada novo recorde estabelecido tem mais importância.

 

Fonte : A Tribuna