Banner página

Notícias

Notícias

Sindicatos ligados à Codesp preparam greve e ocupação do prédio da entidade

Paralisação deverá acontecer no início do próximo mês

Sindicatos ligados aos trabalhadores da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos) planejam uma greve de 48 horas nos dias 3 e 4 do próximo mês. O movimento também estuda a ocupação pacífica das dependências da empresa.

Participam os sindicatos dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), dos Operadores de Guindastes e Empilhadeiras (Sindogeesp), Operários Portuários em Capatazia (Sintraport) e dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santo e Região (Sindrod), além da Associação dos Participantes do Portus.

A ameaça de greve é uma resposta das entidades sindicais à proposta do Portus Instituto de Seguridade Social – o fundo de pensão da categoria – para reduzir em 28,77% o valor do benefício pago aos assistidos e aumentar de 9% para 27,75% a mensalidade custeada pelos trabalhadores da ativa. Essas mudanças, aprovadas pela direção do Portus e pelo Governo, fazem parte do plano de equacionamento administrativo e financeiro do fundo. E devem entrar em vigor no dia 1º de abril.

A possibilidade de greve será debatida nas assembleias conjuntas que serão realizadas na sede do Sindaport na próxima sexta-feira, às 20 horas, para os portuários na ativa.

Fonte: A tribuna