Empresas comerciais exportadoras (tradings) devem fechar negócios na ordem de US$ 10,4 milhões nos próximos 12 meses em decorrência de rodadas de negócios realizadas em Fortaleza (CE), nos dias 21 e 22 junho. A ação foi organizada pelo Projeto Brasil Trade, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que consiste em promover as exportações de micro e pequenas empresas por intermédio das tradings.
Participaram das rodadas de negócios 17 tradings dos setores de alimentos, bebidas e agronegócios, casa e construção civil e autopeças, representando 140 empresas brasileiras. As comerciais exportadoras se reuniram com 15 compradores oriundos de Bolívia, Costa Rica, Guatemala, México, Estados Unidos, Angola, Chile, Coréia do Sul, Venezuela e Portugal.
A iniciativa também contou com o apoio do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEX) e fez parte do Projeto Copa, da Apex-Brasil, que realizou diversas ações de promoção comercial e de imagem durante a disputa da Copa das Confederações, no mês de junho. Em Fortaleza, os participantes das rodadas assistiram à partida entre Nigéria x Espanha.
O coordenador de Projetos Especiais da Apex-Brasil, Mauricio Manfrê, destaca a importância da estratégia de promoção comercial adotada pelo Projeto Brasil Trade durante a Copa das Confederações. “A agenda de negócios atrelada a eventos esportivos e culturais incentiva a maior integração entre os representantes das empresas brasileiras e estrangeiras e o volume de negócios gerados em Fortaleza comprova a eficácia da ação”, explica Manfrê.
Fonte: Apex-Brasil