Banner página

Notícias

Notícias

Indústria pede fim da cobrança de raio X nos portos brasileiros

Em carta encaminhada à Antaq, CNI se posicionou contrariamente à cobrança.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e 50 entidades industriais estão defendendo o fim da cobrança de Raio X nos portos brasileiros. Em carta encaminhada à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Fórum de Competitividade das Exportações da CNI se posicionou contrariamente à cobrança, que considera ilegal, da tarifa de escaneamento de contêineres nos terminais portuários. Segundo dados da CNI, em 2017, os terminais movimentaram 5,7 milhões de contêineres.

Segundo a CNI, exportadores e importadores querem o fim imediato da cobrança ilegal, que varia de R$ 80 a R$ 1.020 dependendo do terminal portuário. Na carta enviada à Antaq, os representantes do setor industrial alertam para o parecer da Advocacia Geral da União (AGU), de 16 de novembro de 2017, em que a Procuradoria Federal concordou não existir “suporte fático para a instituição e cobrança de preço/tarifa específico para o escaneamento de contêineres”.

Leia mais em: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/porto%26mar/industria-pede-fim-da-cobranca-de-raio-x-nos-portos-brasileiros/?cHash=472562ba98c112eb6c21aebc366b3c06

Fonte: A Tribuna