Viaduto partirá do terreno antes ocupado pela empresa de transportes Lloydbratt
Os impactos da construção de um viaduto que integrará a Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos, entre o Macuco e a Ponta da Praia, serão tema de debates em uma audiência pública. Ela será promovida pela Prefeitura de Santos, por meio da Comissão Municipal de Análise de Impacto de Vizinhança (Comaiv), e ocorrerá no próximo dia 6.
O viaduto que dará acesso aos terminais da região partirá do terreno antes ocupado pela empresa de transportes Lloydbratti, na pista sentido Ponta da Praia, da Avenida Mário Covas. Ele passará sobre o Pátio de Contêineres do Armazém XXXVI (36 externo), até atingir a Avenida Ismael Coelho de Souza, que se tornará área adensada às instalações da Libra Terminais. Já o viaduto de saída parte da área interna do Porto, chegando à pista da Avenida Mário Covas, sentido Macuco.
Na audiência pública, serão discutidas ações para solucionar possíveis impactos do empreendimento com as áreas urbanas em sua vizinhança.
O projeto já foi modificado. O motivo foi o excesso de ruído que o transporte dos veículos causaria na região da Rua Otávio Corrêa, no Estuário.
De acordo com a Autoridade Portuária, todo o tráfego de contêineres será absorvido pelos viadutos, mantendo-se na Avenida Mário Covas o trânsito dos veículos que seguem para o Corredor de Exportação.
Devido ao empreendimento, será segregado o tráfego rodoviário entre veículos de contêineres e de grãos. Serão duas faixas de rolamento em cada sentido e um vão com altura de 6,75 metros.
Serviço
A obra da Avenida Perimetral entre o Macuco e a Ponta da Praia ainda inclui a realocação dos ramais ferroviários naquela região. Os trabalhos, que já são executados, envolvem a transferência das linhas férreas para a área entre os armazéns e a avenida. Hoje, esses ramais passam no meio dos terminais.
Após a conclusão desta fase da Avenida Perimetral, as linhas férreas deixarão de interferir na logística das instalações portuárias, que terão maior espaço operacional.
O projeto da Perimetral nessa região prevê ainda a revitalização da Avenida Mário Covas (onde a via será implantada), que tem 3,5 quilômetros. Ela ganhará nova pavimentação asfáltica e terá sua iluminação pública remodelada.
A audiência pública será realizada no Centro de Excelência Portuária (Cenep), na Rua Otávio Correia, nº 147, no bairro Estuário, em Santos.
Fonte: A Tribuna