Banner página

Notícias

Notícias

Comitê faz balanço de obras do Porto de Santos

 Da Redação A Tribuna

A Codesp vai apresentar na manhã desta sexta-feira, na reunião do Comitê de Infraestrutura e Logística do Porto de Santos, um balanço das obras em andamento na área do Porto Organizado. A exposição será feita pelo engenheiro Paulino Moreira Vicente, diretor de Infraestrutura e Execução de Obras da Companhia Docas.

Ele falará sobre as dragagens do canal de acesso, bacias de evolução e berços, e manutenção; sobre a retirada das pedras de Teffé e Itapema; e sobre as obras do Cais de Outeirinhos, Píeres da Alamoa e Ilha do Barnabé. Também vão ser abordadas as obras da Avenida Perimetral da Margem Direita: Trecho 1 (Alamoa e Valongo – Mergulhão) e Trecho 4 (Avenida Mário Covas), e da Avenida Perimetral da Margem Esquerda (Guarujá).

A expectativa da estatal é liberar em aproximadamente dois meses o primeiro viaduto da Perimetral do Guarujá. O segundo deverá ser aberto ao tráfego em dezembro. Ambos têm 450 metros cada e visam eliminar o incômodo cruzamento de caminhões e trens. A previsão é que a via seja concluída e aberta ao tráfego em 6 de janeiro do próximo ano.

Em relação às demais obras a serem apresentadas, a remoção da pedra de Teffé, que está localizada entre o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, no armazém 25 do Porto de Santos, e os silos do armazém 26, na Margem Direita do complexo, também está em andamento e deve ser finalizada nos próximos dias.

Assim que o serviço for concluído, deverá ser iniciado o recolhimento da pedra de Itapema, que está em frente ao Forte de Itapema, na Margem Esquerda. Ao todo, serão retirados mais de 20 mil metros cúbicos de fragmentos.

Próxima reunião

Na reunião do Comitê de Logística do próximo dia 26 estará presente o secretário de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho. Ele falará sobre as obras e projetos de acesso ao Porto de Santos, de responsabilidade do Governo Estadual, nos modais rodoviário, ferroviário e da hidrovia Tietê-Paraná.

O Comitê do complexo santista tem a participação da Codesp, dos representantes das Prefeituras de Cubatão, Guarujá e Santos, e de todo o segmento portuário.

As reuniões acontecem no auditório da Codesp, que fica na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s /nº , no Macuco, em Santos.

Fonte : Jornal A Tribuna – Porto e Mar.