Em sua primeira visita oficial ao Brasil, acompanhado de numerosa delegação, o Secretário de Energia dos Estados Unidos, Ernest Moniz, reafirmou, durante encontro com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na manhã desta sexta-feira, 16, o interesse de seu país em fortalecer parcerias com o Brasil no setor energético. Com esse objetivo, segundo observou, serão consideradas oportunidades decorrentes da retomada dos leilões de petróleo e gás, além da ampliação de programas de eficiência energética e de biocombustíveis no país.
No encontro, que se inscreve no marco dos preparativos da visita da Presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos, em outubro, o Secretário e o Ministro brasileiro traçaram um panorama do setor energético dos dois países. Eles também examinaram os cenários de evolução para os próximos anos, diante de mudanças aguardadas com a exploração de reservas de gás não convencional – área em que os Estados Unidos são líderes.
O Ministro Lobão fez um relato sobre a retomada, em 2013, dos leilões de exploração de petróleo, especialmente na província do Pré-Sal, e de gás não convencional, além do Diálogo Estratégico sobre Energia, no nível de vice-ministros.
O Secretário Executivo do MME, Márcio Zimmermann, mencionou a interlocução permanente que vem mantendo com o vice-Secretário de Energia dos EUA, Daniel Ponneman nesse foro, desde sua criação, em 2001. Ficou decidido que a próxima reunião do Diálogo ocorrerá no início de outubro, em Washington, antes da visita de Estado da Presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos.
O Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível, Marco Antonio Almeida, fez uma apresentação sobre a retomada das licitações de petróleo e gás e as perspectivas de investimentos no Brasil. Em seguida, o Secretário de Planejamento, Altino Ventura, discorreu sobre o programa brasileiro de eficiência energética.
Os dois ministros passaram em revista, ainda, temas como energia limpa, com ênfase na discussão de parcerias em tecnologias limpas para a geração de energia. Avaliaram, igualmente, possibilidades de colaboração em foros internacionais e em terceiros países, além de iniciativas no campo da transparência e da eficiência energética.
Conservação e eficiência
O Secretário Ernest Moniz, físico-nuclear que tomou posse do cargo em 21 de maio passado, integrou-se à equipe do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com a incumbência de executar política energética voltada tanto para a promoção do desenvolvimento de todos os possíveis recursos conhecidos como para a expansão das medidas de conservação e eficiência. Essa agenda, que foi o pano de fundo das intervenções da delegação dos EUA, estabelece:
uma competição “Corrida para o Topo”, para desafiar indivíduos e corporações a serem agressivos e inovadores na busca por soluções energéticas;
uma Iniciativa Edifícios Melhores, para orientar os consumidores e empresas a se tornar mais eficientes energeticamente e economizar dinheiro, e
pesquisa e inovação contínuas, para resolver os desafios energéticos e manter a liderança dos EUA nas ciências e no desenvolvimento tecnológico.
Fonte: Ministério de Minas e Energia