A participação das empresas brasileiras e entidades setoriais no Projeto Copa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) superou a previsão inicial de negócios realizados. Os negócios gerados durante a Copa das Confederações da FIFA 2013, bem como aqueles previstos para os próximos 12 meses, somam US$ 1,8 bilhão, quase o dobro do valor inicialmente projetado.
O complexo de Casa e Construção foi o que mais lucrou, contabilizando US$ 1,3 bilhão, seguido por Máquinas e Equipamentos, com US$ 300 milhões, e Agronegócios, que fechou com cerca de US$ 80 milhões.
“Dificilmente teríamos uma oportunidade como esta de trazer compradores estrangeiros para o Brasil, não apenas para fazer negócios, mas também para conhecer nossas unidades, o modo como produzimos e a tecnologia de que dispomos. Essas ações fidelizam e melhoram o relacionamento com os clientes e estimulam os negócios. Vendemos, por exemplo, uma máquina de US$ 100 mil, algo que sequer havíamos planejado”, contou Clóvis Barbosa, gerente comercial da Polimáquinas Indústria e Comércio Ltda, que fabrica máquinas e equipamentos para a indústria de plástico.
Participaram do Projeto Copa, 492 empresas brasileiras, 60 entidades setoriais e 10 parceiros, totalizando cerca de 1.400 empresários e formadores de opinião. As ações foram desenvolvidas em sete jogos, realizados em três cidades-sede (Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza). Paralelamente, foram realizadas 432 agendas de negócios em vários estados do país.
“A qualidade do projeto resultou num volume de negócios superior ao que fora inicialmente estimado. Tal desempenho reforça o caráter diferenciado da iniciativa e consolida esse tipo de plataforma de relacionamento como poderosa ferramenta de promoção comercial”, afirma Ricardo Santana, diretor de negócios da Apex-Brasil.
O Projeto também contou com a participação de 17 tradings, que realizaram reuniões de negócios com 15 empresas estrangeiras, vindas da Bolívia, Costa Rica, Guatemala, Angola, Coreia do Sul, Venezuela, do México, Chile, Portugal e dos EUA. Em dois dias, foram fechados negócios de US$ 2,2 milhões, e a expectativa para os próximos 12 meses soma US$ 9,2 milhões.
Expertise
A Apex-Brasil promove outras ações baseadas no marketing de relacionamento: o Programa Business and Partnership, que contempla oportunidades de geração de negócios em eventos internacionais. Fazem parte do Programa os projetos Fórmula Indy, Carnaval, Professional Bull Riders (PBR) e Grand Prix. Na temporada 2012 da Fórmula Indy, o projeto contou com a participação de 345 empresas estrangeiras, 163 empresas brasileiras e 26 entidades, gerando uma estimativa de negócios de US$ 1,1 bilhão para os próximos 12 meses.
Fonte: Apex-Brasil