Assim como fez o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, mais cedo, o consultor do Conselho Brasil-China também fez críticas à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). “Uma agência reguladora é uma agência de estado. Não pertence a nenhum Governo, principalmente por um caráter regulatório”, disse.
Além disso, Claudio Frischtak, durante discussão que reuniu o editor do caderno Porto & Mar de A Tribuna, Leopoldo Figueiredo, e Matheus Miller, secretário executivo da ABTRA, criticou a ineficiência da gestão pública, que em 1993 já pensou em atualizar o sistema portuário com o primeiro marco regulatório (Lei 8.630/1993).
“Depois de 10 anos, o que aconteceu? A capacidade do governo é muito limitada. São projetos que são anunciados, mas não saem do lugar. Depois que saem, são viabilizados com custos extraordinários”, disse. Para ele, deveria existir um PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) apenas para desenvolver os projetos executivos – que hoje vem depois do anúncio das obras.