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Projeto Brazilian Brands realiza ações inéditas na Expo Licensing Brasil 2013

O projeto Brazilian Brands – parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL) para promoção internacional das marcas e personagens brasileiros – realiza entre os dias 10 e 11 de setembro, durante a feira Expo Licensing Brasil 2013, em São Paulo, a ação Brands Experience, em que jornalistas estrangeiros especializados no setor serão convidados para uma programação exclusiva com foco na divulgação das marcas brasileiras presentes na feira.

Além da vinda dos jornalistas, o projeto Brazilian Brands disponibilizará uma sala de negócios na feira, para os seus associados e para os jornalistas convidados, nos dois dias do evento

O objetivo do Brazilian Brands é comercializar as marcas e os personagens de origem brasileira em mercados estrangeiros, valorizar seus criadores e criar um novo segmento exportador no Brasil. O projeto foi lançado em março deste ano e a sua primeira ação foi a participação de marcas brasileiras na maior feira de licenciamento do mundo, a Licensing Expo, realizada em junho, em Las Vegas (EUA).

Treze licenciadores e agentes de licenciamento apresentaram suas propriedades na feira e os contatos realizados durante os três dias do evento internacional resultaram em negócios imediatos avaliados em US$ 380 mil. A projeção para os próximos 12 meses é de concretizar outros US$ 2,6 milhões. O estande do Brazilian Brands registrou a presença de mais de 265 representantes dos Estados Unidos, México, Espanha, Turquia, Japão, Reino Unido, Canadá, Chile, Tailândia e Argentina.

“O projeto é um grande sucesso. O potencial das marcas brasileiras merece ser mostrado para o mundo todo. Chegou o momento de nossas licenças ganharem destaque internacional e os empresários que nos visitaram em Las Vegas ficaram impressionados com o profissionalismo dos expositores”, afirma a presidente da ABRAL, Marici Ferreira

Mercado

Ainda não há uma pesquisa oficial que dimensione o mercado de licenciamento de marcas no Brasil. Os números são estimados, com base em pesquisas internas junto aos associados da ABRAL.

500 empresas licenciadas

600 licenças disponíveis, das quais 75% são estrangeiras

50 agências licenciadoras

1.300 empregos diretos e milhares de empregos indiretos

Faturamento: R$ 12 bilhões de faturamento no varejo

O Brasil está entre os seis países com maior faturamento em licenciamento de marcas do mundo. Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá estão entre os mais expressivos.

Propriedades mais exploradas:

70% do mercado de licenciamento são voltados ao entretenimento

20% às marcas

10% aos esportes (com predominância do Futebol)

Segmentos que mais utilizam licenciamento: Confecção, Papelaria, Brinquedo e Personal Care.

Conceitos

Licenciamento é o direito contratual de utilização de marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada, que pertença ou seja controlada por terceiros, em um produto, serviço ou peça de comunicação promocional ou publicitária.

Esse direito é concedido por tempo limitado em troca de remuneração, normalmente definida como um percentual aplicado sobre o valor gerado com as vendas ou a prestação de serviços que utilizam esse licenciamento. A esta remuneração dá-se o nome de royalty (ou copyright para personagens, celebridades e obras artísticas).

Entre as vantagens do licenciamento estão: agregar valor aos produtos; diferenciação em relação aos concorrentes; associar rapidamente o produto a um modismo; atender de forma mais adequada a determinados segmentos de público.

Fonte: Apex-Brasil