Temos qualificação, uma estrutura naval em pleno desenvolvimento e o exemplo do Porto do Rio Grande”, disse o governador, ressaltando que este é um momento de afirmação e celebração. “Temos uma política estratégica para o desenvolvimento portuário e esta celebração deve ser compartilhada já que os índices não são atingidos de graça”, destacou. A movimentação do Porto oportuniza o melhor prêmio ao agricultor, sendo maior que o prêmio pelos portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP).
O agendamento prévio da descarga dos caminhões no local foi uma medida implantada com sucesso nos anos anteriores. “Aqui passa a riqueza de todos os rincões do Estado. Este Porto não é do município do Rio Grande, é do Estado. Tivemos a melhor safra de todos os tempos, e foi isso que colocou o Estado no cenário nacional e internacional”, destacou o superintendente do Porto, Dirceu Lopes. Conforme o superintendente, a partir do ano que vem, acontecerá um processo de dragagem permanente, que deve proporcionar ao Porto ter a maior dragagem do Brasil. “Teremos a capacidade de receber os maiores navios do mundo e seremos, certamente, o mais eficiente e eficaz do país”, afirmou. O secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, disse que o trabalho realizado pelo Porto acontece de forma integrada e engrandece o Estado.
“O Rio Grande do Sul superou todas as críticas de que não teria condições de escoar toda safra do Estado. Este é um exemplo de superação e eficiência de um dos principais portos do Brasil”, disse. Números do escoamento de soja pelo Porto do Rio Grande: – Total de carregamento operacional: 170 mil toneladas/dia – Armazenagem: 1,6 milhão de toneladas – Capacidade rodoviária: 70 mil toneladas/dia e 2.058 caminhões/dia – Capacidade hidroviária: 4 barcaças / dia, o que corresponde 7 mil toneladas/dia – Capacidade ferroviária: 430 vagões/dia, o que corresponde a 21.500 toneladas/dia – Capacidade total de recebimento / dia: 98.500 toneladas/dia (rodo/ ferro e hidro) – Navios carregados: 124 – (63 mil toneladas/cada)- Caminhões carregados: 186 mil – 6,3 milhões de toneladas – Hidrovias: 83 barcaças – 252 mil toneladas – Ferroviário: 24.503 vagões – 1.233 milhão de toneladas – Superou em 4,88 vezes a capacidade de armazenagem em 5 meses.
Fonte: Jornal Agora