Banner página

Notícias

Notícias

Bovespa opera em alta, acima dos 121 mil pontos

Na quinta-feira, principal índice da bolsa fechou em alta de 0,30% a 119.921 pontos.

A bolsa de valores brasileira, a B3, opera em alta nesta sexta-feira (7), acima dos 121 mil pontos.

Às 11h32, o Ibovespa subia 0,97%, a 121.078 pontos. Veja mais cotações.

Entre os destaques do dia na bolsa, CCR ON disparava 11%, após a Andrade Gutierrez avisar a CCR sobre intenção de vender sua participação de 14,86% na empresa após oferta vinculante recebida pela IG4 Capital Investimentos.

Na quinta-feira, a bolsa fechou em alta de 0,30%, a 119.921 pontos. Com o resultado, passou a acumular avanço de 0,86% na parcial da semana e do mês. No ano, o Ibovespa tem valorização de 0,76%.

 

Cenário

Na visão de analistas do mercado, a performance da bolsa nessa semana vem sendo influenciada pelos resultados de empresas brasileiras, bem como o forte desempenho de Vale na esteira do ritmo mais acelerado de crescimento na China.

Nesta sexta-feira, o sinal positivo no pregão brasileiro também era avalizado por dados do mercado de trabalho norte-americano que corroborou o ambiente de taxas de juros anda bastante baixas nos EUA.

Nos EUA, a criação de vagas de trabalho em abril ficou abaixo do esperado. A economia norte-americana criou apenas 266 mil vagas de trabalho no mês passado, depois de abrir 770 mil em março.

Já a China divulgou dados de crescimento das exportações e importações em abril, acima das expectativas do mercado. Os contratos futuros do minério de ferro na Ásia saltaram para novas máximas históricas nesta sexta-feira.

Por aqui, o IBGE divulgou que as vendas do comércio varejista tiveram queda de 0,6% em março, na comparação com fevereiro. Com o resultado, o setor encerrou o primeiro trimestre do ano também com queda de 0,6%.

Já a Fundação Getulio Vargas mostrou que o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) passou a subir 2,22% em abril, ante alta de 2,17% no mês anterior, com a aceleração dos preços de algumas commodites elevando a inflação ao produtor.

Os investidores ficavam atentos também à agenda de privatizações doméstica. O governo brasileiro espera concluir o processo de privatização da Eletrobras até janeiro de 2022, em meio à expectativa de que a medida provisória que abre espaço para a operação possa ser votada na Câmara dos Deputados na semana do dia 17 deste mês.

“Entramos na reta final da tramitação da MP e as duas Casas Legislativas parecem estar alinhadas quanto a prazos e o próprio projeto”, disseram analistas da Levante Investimentos em nota, embora tenham ressaltado que “um impeditivo importante pode ser a CPI da Covid, que tem sido o tema central na Casa e atrapalha os planos do governo.”

Fonte: G1 Economia