Acidente aconteceu no domingo (20). Navio cargueiro Cap San Antonio irá realizar o desembarque da carga de contêineres e reparos no casco.
O navio cargueiro, de bandeira dinamarquesa, que colidiu e destruiu as estruturas de um terminal de travessia de balsas em Guarujá, no litoral de São Paulo, foi liberado para entrar no Porto de Santos. Ele poderá realizar os reparos necessários no casco da embarcação, que foi danificado no acidente, antes de seguir viagem.
Segundo divulgado pela Capitania dos Portos, a sociedade classificadora, que é responsável por certificar se os navios estão aptos ou não para navegar, emitiu o laudo de navegabilidade na noite desta quarta-feira (23), liberando o navio para voltar ao cais santista.
O acidente aconteceu no último domingo (20). O navio teve o casco danificado, o que afetou os tanques de água de lastro e causou vazamento. Esses tanques captam água do mar para dentro da embarcação, a fim de manter o equilíbrio do navio durante a navegação.
Antes da execução dos reparos, o navio será descarregado. Os contêineres que estão nele serão movidos para outra embarcação, que seguirá viagem até o Porto de Paranaguá (PR). A previsão é que o navio realize a atracação, por volta das 13h30, no terminal da BTP.
Travessia de balsas afetada
Por conta das estruturas afetadas, a travessia de balsas entre Guarujá e Santos está operando com restrições. O Departamento Hidroviário divulgou um alerta aos usuários pedindo para que evitem a travessia por balsas entre as cidades nos horários de pico, entre 7h e 9h e entre 16h30 e 19h30.
Ciclistas e pedestres estão tendo que embarcar pela gaveta de acesso do Centro de Controle (CCO), na margem de Guarujá. Nos horários de pico, duas embarcações estão destinadas a estes usuários. O tempo de espera na fila de veículos durante os horários com maior movimentação, nos dois lados, pode ultrapassar os 50 minutos.
Aos sábados, domingos e feriados, o departamento pede, ainda, que os usuários programem o trajeto com antecedência e, se possível, utilizem rota alternativa. É possível consultar a condição atual da travessia no telefone 0800-7733711.
Acidente
O acidente aconteceu no terminal de travessia de balsas, em Guarujá, no domingo (20). O navio Cap San Antonio estava carregado com contêineres no momento do acidente. A embarcação estava no Porto de Santos e tinha como destino o porto de Paranaguá (PR).
O navio atingiu duas balsas paradas para manutenção, danificou um dos três atracadouros de veículos e destruiu o único píer destinado ao embarque de ciclistas e pedestres. A responsabilidade pela apuração do acidente está a cargo da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos.
No entanto, especialistas ouvidos pelo G1 levantam a hipótese de que ventos fortes, combinados com rajadas de vento, podem ter sido a causa do acidente.
Fonte: G1 Santos e Região – Porto e Mar