Banner página

Notícias

Notícias

Medida facilita importação de azeites e vinhos do Marrocos

Alguns produtos do Marrocos passaram a entrar no Brasil com mais agilidade desde o começo de 2021. O país árabe conseguiu o credenciamento de laboratório marroquino para emissão de laudos na exportação ao Brasil de bebidas, vinhos, azeites de oliva e óleo de bagaço de oliva.

Isso significa que quando esses produtos chegam do Marrocos nos portos do Brasil não precisam mais aguardar ser realizado laudo de um laboratório brasileiro para terem sua entrada liberada no País.

Determinados alimentos precisam de um laudo para a sua entrada no mercado brasileiro, contendo informações relativas às exigências que o Brasil faz para comercializar aquele produto. No caso dos azeites, uma das informações que deve constar é a acidez, que necessita estar dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação brasileira.

Quando o país tem um laboratório credenciado junto ao Sistema de Cadastro de Organismo e Laboratórios Estrangeiros (Siscole) para emitir laudo daquele produto, a mercadoria é liberada para entrar no Brasil após verificação do documento no porto, não tendo que aguardar a realização de um laudo brasileiro. O Siscole é um sistema eletrônico do Mapa, onde estão cadastrados os laboratórios estrangeiros com essa acreditação. Já se o produto importado chega ao Brasil sem o laudo do país de origem, precisa aguardar o tempo da análise local para entrar no mercado brasileiro.

O coordenador explica que mesmo tendo o laudo do laboratório estrangeiro, o produto vai passar pela análise no Brasil, mas apenas de um percentual da carga, e vai ser liberado no porto antes desse resultado.

Fonte: Agência Anba – Anba