Banner página

Notícias

Notícias

Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia é analisado por embaixadores da Eslovênia

Membros do Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da Fiesp se reuniram virtualmente na manhã da última terça-feira (19/10) para discutir o cenário, os aspectos e as implicações do acordo entre Mercosul e União Europeia com o embaixador da Eslovênia no Brasil, Gorazd Rencelj, e o embaixador do Brasil junto à União Europeia, Marcos Galvão.

O Mercado Comum do Sul e a União Europeia fecharam o acordo de livre comércio entre os dois blocos em 28 de junho de 2019. Caso venha a ser efetivado, o tratado constituirá uma das maiores áreas de livre comércio do mundo e trazer resultados significativos para o Brasil. De acordo com estimativas da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, o acordo deve gerar incremento de US$ 87,5 bilhões no PIB brasileiro em 15 anos e um ganho de quase US$ 100 bilhões nas exportações brasileiras até 2035.

Durante o encontro organizado pela Fiesp, o embaixador da Eslovênia no Brasil afirmou que o acordo é estrategicamente um dos temas mais importantes para União Europeia e Mercosul e que a Eslovênia irá aproveitar o período em que exerce a presidência do Conselho da União Europeia para fazer avançar as negociações em torno do tratado. “Apoiamos este acordo e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para aproveitar essa oportunidade histórica de concluí-lo”, disse Rencelj.

O diplomata traçou um panorama do cenário em que estão circunscritas as negociações. As palavras de ordem ditadas pelo Conselho europeu são retomada, recuperação e resiliência. Assim como o resto do mundo, a Europa tenta colocar sua economia de volta nos trilhos, depois do choque provocado pela pandemia de Covid-19, ao mesmo tempo em que consolida seu comprometimento com medidas voltadas à preservação do meio ambiente.

Fonte: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP