Na quarta-feira (10), o Ibovespa avançou 0,41%, a 105.968 pontos
O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta quinta-feira (11), em meio a uma bateria de resultados corporativos, enquanto a agenda macroeconômica mostrou queda acima do esperado nas vendas no varejo brasileiro em setembro.
Às 10h46, o Ibovespa subia 0,41%, a 105.967 pontos. Veja mais cotações.
No dia anterior, o Ibovespa avançou 0,41%, a 105.968 pontos. Com o resultado, a bolsa acumula alta de 2,38% na parcial do mês. No ano, no entanto, a perda é de 10,96%.
Cenário
Em Brasília, as atenções seguem voltadas para a tramitação da PEC dos Precatórios no Senado. A proposta é encarada como prioritária pelo governo para bancar o Auxílio Brasil no valor mínimo de R$ 400 por família.
A proposta adia o pagamento de precatórios (dívidas do governo já reconhecidas pela Justiça) e altera o cálculo do teto de gastos (regra pela qual, de um ano para outro, as despesas do governo não podem crescer mais que a variação da inflação). As duas mudanças abrem um espaço orçamentário de cerca de R$ 90 bilhões para o governo gastar em 2022, ano eleitoral — o que é visto como especialistas como uma forma de “contornar” o teto de gastos — considerado uma importante âncora fiscal.
Na agenda doméstica, o IBGE divulgou que as vendas do comércio varejista caíram 1,3% em setembro, na comparação com agosto, na segunda retração mensal consecutiva, fechando o 3º trimestre no vermelho.
No exterior, os índices acionários dos Estados Unidos tinham subiam depois de dois dias de liquidação diante de sinais de inflação prolongada. Dados divulgados na quarta-feira mostraram que os preços ao consumidor nos Estados Unidos saltaram no ritmo mais forte desde 1990, o que pode levar o Federal Reserve (Fed) a um aperto mais rápido da política monetária.
Fonte: G1 Economia