Brasil é o maior exportador de celulose do mundo. Nova instalação tem capacidade de escoar três milhões de toneladas por ano.
O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, celebrou nesta segunda-feira (31) a inauguração do terminal de celulose da Eldorado Brasil. Instalado no Armazém 33, ele tem capacidade de escoar três milhões de toneladas por ano. O país, que já é considerado o maior exportador da matéria-prima, agora se distância nesse quesito.
“Quando a gente vê uma estrutura como essa, é como se nós comemorássemos juntos. […] A gente quer que as coisas deem certo, que o empreendimento possa cada vez gerar mais negócios e mais emprego”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB).
Com o início das atividades no terminal, o número de funcionários próprios para a operação aumentou 41%, passando de 90 para 127 pessoas. A instalação de 53 mil metros² possui espaço para atracação de navios e capacidade para 72 vagões.
“Com dois navios atracados ao lado do terminal, a gente consegue muito mais produtividade porque não tem interferência. A gente sai com caminhão daqui diretamente já encostando no navio. Vai ajudar muito na produtividade e na redução dos custos”, explicou o diretor logística da Eldorado, Flávio Rocha Costa.
De acordo com ele, o mercado de celulose cresce 1,2 milhões de toneladas por ano. Por isso, as empresas precisam estar preparadas. Desta forma, os mais de R$ 500 milhões investidos no novo terminal foi a maneira da Eldorado de buscar o objetivo de ampliar a produção e crescer o mercado.
Como parte de um pacote de contrapartidas na relação Porto-Cidade, a empresa investiu R$ 4 milhões para construção de uma policlínica na região do Macuco/Estuário. “Vamos poder atender 18 mil pessoas por ano”, relatou o prefeito Rogério Santos (PSDB).
Túnel Santos-Guarujá
Durante a visita ao terminal, o ministro Márcio França enfatizou que o túnel submerso que ligará as cidades de Santos e Guarujá deverá ter a construção iniciada a partir do ano que vem. O projeto é considerado a maior obra do governo Lula.
Atualmente, a travessia é realizada por terra em um tempo longo na Rodovia Cônego Domênico Rangoni ou por balsas, que interrompem a atividade portuária. “Não é possível num porto dessa dimensão a gente ter uma coisa tão antiquada transitando ao mesmo tempo com os navios”, disse França.
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, explicou que a obra deve ser realizada no modelo de Parceria Público-Privada (PSS).
“Estamos correndo com os prazos, acionamos todos os órgãos que serão consultados sobre o assunto para que a gente possa iniciar as obras, senão no final do ano que vem, no começo do próximo”, disse.
Histórico
O consórcio Eldorado Brasil Celulose arrematou a área STS14 durante um leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em agosto de 2020.
A construção teve início no ano seguinte e, em 2022, mais de 80% da obra do terminal foi concluída.
Fonte: G1 Santos e Região – Porto e Mar