Banner página

Notícias

Notícias

Autoridade Portuária contrata empresa que fará modelagem do túnel Santos-Guarujá

Fundação Vanzolini, organização sem fins lucrativos, será responsável por elaborar a modelagem jurídica e econômica do empreendimento.

A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou a contratação da empresa que fará a modelagem do túnel Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo. Segundo a empresa, a consultoria garantirá segurança ao empreendimento.

A responsável por elaborar a modelagem jurídica e econômica do túnel será a Fundação Vanzolini, uma organização sem fins lucrativos. A contratação foi aprovada pelo Conselho de Administração (Consad) da APS na última quinta-feira (21).

Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, a largada formal para a obra foi dada após 18 reuniões com as prefeituras de ambas as cidades, além da comunidade portuária e a população regional. Foram meses de debates sobre o projeto, que é aguardado há quase um século.

Em reunião recente com Frente Parlamentar da Ligação Seca (FPLS), Pomini informou que as obras estão previstas para começar em 2025 e terminar em 2028. Os prazos podem sofrer ajustes a partir da participação do Governo do Estado.

Prioridade

O túnel servirá como ligação seca entre os dois municípios para o deslocamento de veículos, bicicletas e pedestres. A construção do túnel será feita por meio de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo de São Paulo.

“Nessas reuniões, conseguimos chegar a um consenso sobre o traçado do túnel, que evitará desapropriações e tornará possível cumprirmos um cronograma que prevê lançamento do edital em 2024, início da obra entre 2024 e 2025, e conclusão entre 2028/2029”, afirmou Pomini.

De acordo com Pomini, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o presidente Lula (PT) solicitaram prioridade para a obra, “uma vez que o Porto de Santos é responsável por 30% da corrente comercial do País com o mundo”.

Fundação Vanzolini

A responsável pela modelagem é uma organização sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores do departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP), para melhorar a efetividade do processo de desenvolvimento sustentável do Brasil.

Fonte: G1 Santos e Região – Porto e Mar