Banner página

Notícias

Notícias

Terminal aguarda obras de dragagem da Docas

As instalações da Brasil Terminal Portuário (BTP) foram oficialmente inauguradas na manhã de quinta-feira. No entanto, o terminal ainda não pode operar com plena capacidade, pois o trecho do Canal do Estuário próximo à unidade ainda conta com restrições de profundidade, que impedem a atracação de grandes navios e o aproveitamento total das embarcações menores.

A demora de um ano para a conclusão definitiva da dragagem fez com que o terminal deixasse de operar uma linha de navegação de longo curso. Segundo o presidente da BTP, Henry James Robinson, o término da obra marítima é uma condicionante para a operação total da instalação, com sua capacidade de embarque de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) anuais.

Já a construção da segunda fase do terminal, destinada à operação de granéis líquidos, depende de negociações com a Codesp. A área onde será construído, inicialmente sem uso, poderá receber a expansão do píer do Terminal de Granéis Líquidos da Alemoa (Tegla). Mesmo com a burocracia e a falta de infraestrutura, os acionistas da BTP mantêm o interesse em investir em novo terminais portuários no Brasil.

Fonte: A Tribuna