Apesar da perspectiva de redução da pressão sobre a infraestrutura, os preços cobrados pelas transportadoras para o escoamento da produção devem se manter altos, segundo os empresários do setor.
O custo médio para transportar uma tonelada de soja de Mato Grosso a Santos gira em torno de US$ 135.
A estimativa para os três primeiros meses de 2014 é que o valor médio do frete chegue a US$ 140, atestou Luiz Claudio Santos, diretor de logística e infraestrutura do Grupo CGG.
A possibilidade de novo aumento nos custos logísticos também está na mira de outras empresas, como da Vanguarda-Agro, uma das maiores produtoras de grãos do País. “[O escoamento] não vai ser muito diferente que nos últimos anos, a sobrecarga em fevereiro deverá ocorrer. O frete deverá aumentar em função dos caminhões ficarem parados. Acredito que se repita o mesmo caos”, estima o CEO da companhia, Arlindo Moura.
De acordo com o último levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea), o frete mais caro para o Porto de Santos atualmente é o cobrado entre Campo Novo do Parecis, no oeste do Mato Grosso, e Santos, por R$ 230 a tonelada. O valor que hoje sai mais barato é R$ 170 a tonelada e sai de Rondonópolis (MT).
Fonte: Diário do Comércio e Indústria