Apontado como uma das saídas contra o caos viário nos acessos ao Porto de Santos, durante o escoamento da safra agrícola, o Portolog – Cadeia Logística Portuária Inteligente irá sincronizar as datas de chegada dos navios e das cargas nos terminais do cais santista. O serviço será feito em conjunto com o agendamento já implantado pela Codesp, estatal que administra o cais santista. Aos terminais que descumprirem as novas regras, estão previstas a aplicação de multas e até suspensões.
Intensificado no primeiro semestre deste ano, o agendamento da Docas prevê o envio, pelos terminais portuários, de suas programações de recebimento de cargas. Esses dados são cruzados com a capacidade de armazenamento dessas instalações.
Agora, com o projeto Portolog, apresentado pela SEP há duas semanas, todo trajeto da mercadoria poderá ser rastreado. A programação e o credenciamento de veículos também serão feitos antecipadamente pela transportadora responsável pelo trajeto da carga.
“O princípio do Portolog é o mesmo do agendamento da Codesp. A diferença é que esse novo sistema é muito mais informatizado e permite captar informações desde a origem da carga, com ligações diretas e janelas através do computador”, destacou o presidente da Codesp, Renato Barco.
No próximo mês, o Portolog começará a ser implementado de forma experimental. O programa entrará em funcionamento definitivo em fevereiro.
De acordo com as regras a serem implantadas pelo Governo, antes de chegar ao Porto, os caminhões serão direcionados para pátios de triagem localizados no Planalto. Os veículos ficarão retidos nessas áreas até que sejam agendados no Portolog. Em seguida, se houver vaga, serão encaminhados para um dos pátios localizados na Baixada Santista. Lá, eles serão recepcionados automaticamente e informados do horário de saída para os terminais portuários.
“Este sistema, aliado às obras que segregam o tráfego de trens e caminhões na Margem Esquerda (Guarujá) e às adaptações que fizemos na Rua do Adubo (acesso viário à Margem Esquerda), nos faz acreditar que teremos um novo ano sem grandes problemas, sob o ponto de vista viário no Porto de Santos. Não acreditamos em novos congestionamentos como os desse ano”, destacou Barco.
Punições
Questionado sobre a eficácia do programa, voltado mais à identificação dos causadores dos congestionamentos do que ao impedimento das filas, o presidente da Docas destacou as tratativas que visam à punição de instalações que chamam mais cargas do que podem receber. “A grande novidade é que os estudos estão muito evoluídos para a aplicação de sanções pesadas aos causadores dos congestionamentos. Pátios reguladores e auxiliares vão receber veículos que serão encaminhados para essas áreas à medida que surgirem sem agendamento”, informou Barco.
Também está prevista a instalação de uma unidade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em Santos, para atuar na fiscalização das instalações. A ideia da agência reguladora é cobrar o cumprimento do agendamento de forma incisiva, aplicando multas e, em caso de reincidência, suspensão de operações.
Fonte: A Tribuna