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Secretaria de Portos vai avaliar gestão de companhias docas

A Secretaria de Portos (SEP) vai rever os processos de entrada e saída de cargas e pessoas nos complexos portuários e a gestão das companhias docas do Estado de São Paulo (Codesp), do Rio de Janeiro (CDRJ) e do Pará (CDP). Esses estudos serão feitos por uma consultoria a ser selecionada pela SEP a partir de um pregão eletrônico. O edital dessa concorrência (de número 9/2013) foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União.

Em nota divulgada na manhã de ontem , o ministro dos Portos, Antonio Henrique Silveira, firmou que esse “é um passo muito importante no processo de modernização das companhias docas que refletirá na eficiência de todo o sistema portuário”. De acordo com a SEP, o projeto será estendido às demais companhias docas em uma segunda etapa.

A consultoria a ser selecionada pelo pregão eletrônico terá de detectar o nível de maturidade dos processos de entrada e saída dos portos, identificar problemas e propor soluções de curto, médio e longo prazos.Também avaliará os procedimentos de chegada e de saída de navios; os sistemas de operação e liberação de cargas e passageiros; e os acessos terrestres rodoviários e ferroviários que servem os complexos.

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“Refletirá na eficiência de todo o sistema portuário”, declara Antonio Henrique Silveira, ministro dos Portos

 

Os estudos ainda englobam a realização de um levantamento dos problemas enfrentados por arrendatários e operadores portuários, além de suas demandas e sugestões de melhoria em processos e na infraestrutura dos portos analisados.

Eficiência

A revisão proposta pela SEP integra o programa <FI5>Portos Eficientes</FI>, que prevê a análise dos processos internos das Docas nas áreas de Pessoal, Tecnologia da Informação, Contabilidade e Finanças, Sistemas de Custeio, Faturamento e Modelo Tarifário Orientado a Custos.

O programa engloba um conjunto de ações que inclui o Programa Nacional de Dragagem I e II, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, a implantação dos sistemas de VTMS (sigla de <FI5>Vessel Traffic Management Information System</FI> ou, traduzindo do inglês, Sistema de Gestão de Informações sobre o Tráfego de Embarcações, que controlará o tráfego marítimo no canal do Porto) e a Cadeia Logística Inteligente, entre outros.

O Portos Eficientes também envolve a expansão da infraestrutura portuária, novos arrendamentos e concessões e a própria melhoria de gestão nas companhias docas. Esse processo de modernização administrativa tem como objetivo tornar os portos brasileiros elos dinâmicos da cadeia logística, minimizando prazos e custos da operação.

Segundo o diretor do Departamento de Gestão e Logística Portuária da SEP, Jorge Ruiz, a intenção é fortalecer as companhias, modernizando suas estruturas organizacionais. “Desta forma, ficam em condições de atuar com eficiência e em igualdade de condições com os principais players do mercado nacional e internacional, principalmente na fase de movimentação de cargas frente aos terminais localizados fora do porto organizado”.

Fonte: A Tribuna