A Libra Terminais Santos anunciou ter batido o recorde sul-americano de movimentação de contêineres ontem, ao fazer uma média de 156,7 movimentos por hora (mph) durante o embarque e o desembarque de cargas do navio Maersk Leticia, atracado em suas instalações na Margem Direita do Porto de Santos.
No total, foram carregados ou descarregados 1.169 contêineres no cargueiro, que tem 300 metros de comprimento e 46 metros de largura.
A marca anterior era de 155,5 mph. Ela foi obtida em 11 de janeiro de 2012 pela Santos Brasil, durante operação do navio Maersk Lirquen no Terminal de Contêineres (Tecon), administrado pela empresa na Margem Esquerda do Porto. Nesse caso, 1.983 contêineres foram embarcados ou desembarcados e 108 movimentos de tampa foram feitos entre as duas da manhã e as 15h30 desse dia.
O mph é um tradicional índice para mensurar a performance de um terminal de contêineres. Ele considera os movimentos realizados pelos portêineres (equipamentos que levam os contêineres entre o cais e a embarcação) durante a operação de um navio – o embarque de um contêiner é contado como um movimento, assim como o desembarque e a colocação e a retirada das tampas dos porões dos navios.
O recorde registrado ontem é o segundo da Libra Terminais em uma semana. No último dia 13, a empresa registrou a marca de 127 mph, com o Maersk Laberinto.
O diretor geral da Libra Terminais Santos, Roberto Teller, destacou o trabalho conjunto com a Maersk para o sucesso da operação. “Recebemos um plano muito bom e nossas equipes de planejamento e operações ficaram desde a manhã de domingo desenhando essa estratégia para conseguir a maior eficiência possível. Foi um trabalho feito a quatro mãos, entre Libra e Maersk”, disse.
“Este navio operou com cinco ternos no primeiro período, continuou com seis ternos no segundo período, terminando em quatro ternos, média acima de 31 mph por terno”, ressaltou o executivo.
Fonte: A Tribuna