Cerca de 1000 profissionais serão contratados pela Embraport até dezembro de 2013 para atuarem na fase operacional do terminal. A seleção acontecerá em duas fases. Os primeiros 400, que já podem se candidatar, deverão ser contratados até março. Já os 600 restantes até o final do próximo ano.
A busca da Embraport é, sobretudo, por trabalhadores voltados do setor de manutenção. Atualmente, há vagas para técnicos de Manutenção Elétrica, Manutenção Mecânica e Elétrica Predial. Também estão abertas vagas para Técnico de Segurança, Coordenador de Operações, Estagiário em RH e Analista de Comunicação e Marketing. Os interessados devem se cadastrar no endereço eletrônico da Embraport.
Apesar de estar intensificando as contratações, a operadora já contratou alguns profisionais ao longo desse ano, para a chamada fase pré-operacional. Um time de 100 pessoas já integra a Embraport. Elas trabalham em áreas administrativas, como Finanças, Jurídico, RH, Comunicação, TI e Engenharia, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Segurança Patrimonial e Qualidade.
Obras
A construção do empreendimento da Embraport envolveu também a seleção de profissionais para a fase de obras. Hoje, 2.300 funcionários, que foram contratados pela Odebrech Infraestrutura, realizam os trabalhos finais. No auge dos serviços, 2.700 profissionais chegaram a atuar no terminal.
Muitos foram escolhidos pelo projeto Acreditar, desenvolvido pela construtora em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Prefeitura de Santos.
O programa consiste na qualificação de moradores da região interessados em ingressar na área de construção civil. Para as obras da Embraport, foi implantada um escala da Zona Noroeste, onde foram capacitadas mil pessoas. Desse total, 350 foram contratadas para atuar nos trabalhos do novo terminal em funções como pedreiro e carpinteiro.
Os demais acabaram sendo aproveitados em outros projetos. O Acreditar ficou em funcionamento do início de 2011 até maio deste ano.
Fonte: A Tribuna