A elaboração do projeto básico do complexo viário que reformulará a entrada de Santos, criando novos acessos à Margem Direita do Porto, será a prioridade do prefeito eleito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), no próximo ano, o primeiro de seu mandato. Os planos do futuro chefe do Executivo santista para o setor portuário foram apresentados na manhã desta terça-feira, durante sua participação na última reunião do ano do Conselho de Autoridade Portuária (CAP).
Os graves problemas viários da entrada de Santos, considerados os maiores gargalos logísticos do complexo santista, devem ser equacionados a partir de 2014. É quando está previsto o início da construção do complexo viário, segundo o prefeito eleito. A partir do ano que vem, a Prefeitura buscará recursos para garantir a viabilidade do empreendimento.
“Na questão do acesso, a discussão deve ser concentrada na entrada da Cidade. Já iniciamos essa discussão com o Governo do Estado e com o Governo Federal. A ideia é que a gente tenha um projeto. Nós temos um estudo e precisamos transformá-lo para que possamos buscar recursos com o Estado, a União e, se necessário for, buscaremos recursos internacionais”, afirmou Paulo Alexandre.
Hoje, o Viaduto da Alemoa é o único acesso aos terminais portuários a partir da entrada da Cidade, para quem segue pela Rodovia Anchieta. O elevado foi construído há mais de 23 anos. Diante da falta de um novo acesso que reduza os congestionamentos naquela região, o problema deverá ser agravado, tendo em vista o esperado aumento no movimento de cargas do cais santista.
No primeiro trimestre do próximo ano, entrará em operação, na Alemoa, a Brasil Terminal Portuário (BTP), aumentando o fluxo de veículos na região. A necessidade de uma intervenção nessa área é unanimidade entre autoridades e empresários que atuam no complexo santista.
Prefeito eleito de Santos prevê o início das obras de novos acessos ao Porto para 2014
Segundo o prefeito de Santos, João Paulo Papa (PMDB), serão necessários cerca de R$ 500 milhões e 24 meses para a execução do novo complexo viário. O estudo já elaborado pela Prefeitura prevê a implantação, na Via Anchieta, de um sistema binário com duas marginais e quatro alças de acesso.
A primeira delas chegará ao Distrito Industrial e Portuário da Alemoa, onde operam vários terminais retroportuários;e a segunda, à Avenida Perimetral da Margem Direita, em construção pela Codesp. Já a terceira direcionará o fluxo aos terminais retroportuários da Zona Noroeste e a última, à Avenida Martins Fontes, na entrada da Cidade, que cruza com a Avenida Nossa Senhora de Fátima.
Projeto Porto Valongo
O programa de revitalização Porto Valongo Santos, que prevê a recuperação dos armazéns 1 ao 8, atualmente desativados, poderá incluir outros bairros da região central da Cidade. Este é um dos planos de Paulo Alexandre Barbosa.
“Temos um estudo de viabilidade. Precisamos avançar o projeto. Temos a ideia de ampliá-lo para atingir não só o Valongo, mas a região central e áreas como o Paquetá, por exemplo, que precisam ser revitalizadas”, explicou.
Realizado pela empresa Ove Arup & Partners, o plano de ocupação da área prevê a construção de um complexo turístico, empresarial, cultural e náutico na região dos armazéns. O plano é transformá-los em um centro de turismo e lazer. Entre suas atrações, estará um novo terminal de cruzeiros. Para viabilizar o que está planejado nessa área, de 141,9 mil metros quadrados, estão previstos investimentos de R$ 554 milhões.
O prefeito eleito também promete interagir com prefeitos de municípios portuários para debater os impactos do novo marco regulatório do setor, publicado na Medida Provisória (MP) 595, no último dia 6.
Fonte: A Tribuna