Banner página

Notícias

Notícias

Novos terminais privados preocupam prefeitos das cidades portuárias

Autoridades de diversos municípios do país estiveram presentes, nesta quinta-feira, em Santos, para discutir propostas para o setor portuário e debater a Medida Provisória (MP) nº 595/2012 (o novo marco regulatório dos portos). No encontro, realizado no Teatro Guarany, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa foi eleito presidente da Associação Brasileira de Municípios Portuários (Abmp). Trabalhadores e gestores portuários também estiveram presentes no debate.

A grande discussão girou em torno da revisão do texto da MP 595. O marco regulatório, que entrou em vigor no último mês, não agradou a maioria do setor e já recebeu mais de 600 emendas que alteram a redação original do documento.

Segundo os membros da Ampb, as alterações no documento vão assegurar estímulos para a modernização da infraestrutura portuária e atrair investimentos. Entre as principais preocupações, está a forma de implantação de novos terminais e portos privados, que podem implicar em perda de postos de trabalhos e de retorno econômico para as cidades onde atualmente existem portos organizados.

Leia a matéria completa na edição desta sexta-feira de A Tribuna.

Créditos: Carlos Nogueira

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Municípios Portuários (Abmp)

Fonte: A Tribuna