As obras de construção do Trecho Norte do Rodoanel de São Paulo começam hoje, segundo informações do Governo do Estado. É a última etapa do anel rodoviário, que começou a ser erguido em 1998, pelo Trecho Oeste. Essa parte da via expressa que circunda a Região Metropolitana de São Paulo – e é estratégica para o Porto de Santos – deve ser concluída em 36 meses, até o início de 2016.
O Trecho Norte terá 44 quilômetros de extensão e ligará os trechos Oeste (já concluído) e Leste (este ainda em obras). Ele começará na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga Estrada Campinas-São Paulo (SP-332), e terminará na intersecção com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), por onde os trabalhos vão começar.
O projeto contempla um acesso à Rodovia Fernão Dias (BR-381) e uma via exclusiva, de 3,6 quilômetros, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Concluindo o anel rodoviário, o Trecho Norte é estratégico para o Porto de Santos ao facilitar o transporte de cargas entre o Interior do Estado e a Baixada Santista.
O contrato para a execução das obras foi assinado no dia 7 do mês passado. As construtoras OAS Ltda e Acciona Infraestructuras S/A e os consórcios formados pelas empresas Mendes Júnior/Isolux Corsán e Construcap/Copasa foram os vencedores da licitação internacional do empreendimento.
Há cerca de um mês, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) concedeu a Licença de Instalação para os trechos considerados como prioridade 1. Isto corresponde a 45% de todo a área da parte norte do Rodoanel. Seis dos sete túneis que serão construídos ao longo dos 44 quilômetros de extensão da obra receberam esta classificação.
Ambientalistas tentam barrar o início das obras por conta do impacto ambiental da construção da rodovia na Serra da Cantareira. As desapropriações necessárias para o início do empreendimento também foram alvo de denúncias e reivindicações.
As obras foram divididas em lotes, que têm entre 3 e 5 quilômetros de extensão. No total, elas custarão R$ 3,9 bilhões, 23,1% a menos do que a previsão do Governo, que era de R$ 5 bilhões.
O valor total do empreendimento, incluindo as desapropriações necessárias para a construção da rodovia, é de R$ 5,6 bilhões. Uma parte desta cifra, R$ 2 bilhões, foi financiada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entrará com R$ 1,72 bilhão. O restante dos recursos são provenientes do Tesouro Nacional.
Pistas
O Trecho Norte será uma rodovia classe zero, denominação dada às de alto padrão técnico e controle total de acesso. As pistas terão quatro faixas de rolagem, por sentido, entre o Rodoanel Oeste e a Rodovia Fernão Dias.
Já no segmento entre a Rodovia Fernão Dias e a Via Dutra, os usuários terão três faixas de rolagem de 3,6 metros de largura em cada pista. A separação do fluxo de veículos será feita por um canteiro central com 11 metros de largura. Em toda a extensão do Trecho Norte do Rodoanel, a velocidade máxima permitida será de 100 quilômetros por hora.
Fonte: A Tribuna