Representantes da indústria e do Congresso Nacional ressaltam a importância de uma abertura comercial por meio de acordos equilibrados.
Durante o lançamento da Agenda Internacional da Indústria 2021, representantes da indústria, do governo federal e do Congresso Nacional defenderam a implementação de ações que contribuam para a recuperação do comércio exterior. Entre elas está a abertura comercial por meio de acordos equilibrados e do aprofundamento da agenda econômica do Mercosul.
O documento, lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) reuniu 111 ações distribuídas em quatro eixos de atuação: política comercial; serviços de apoio à internacionalização; ações em mercados estratégicos, e cooperação internacional.
O superintendente de Desenvolvimento Industrial da CNI, João Emilio Gonçalves, afirmou que o cenário é de queda no comércio exterior, o que demanda uma série de ações coordenadas para aumentar a competitividade da indústria.
O gerente de Políticas de Integração Internacional da CNI, Fabrizio Sardelli Panzini, apresentou dados que mostram a queda nas exportações de industrializados ao longo da última década. Na sua avaliação, o contexto internacional, ao lado de problemas relacionados ao Custo Brasil, retirou a qualidade da inserção dos produtos brasileiros no exterior.
Fonte: Confederação Nacional da Indústria – CNI