Banner página

Notícias

Notícias

Alckmin e Antonieta estudam nova via de acesso ao Porto

A Prefeitura de Guarujá e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Transportes, estudam construir um novo acesso aos terminais da Margem Esquerda do Porto de Santos, na cidade. A ideia é que a nova via possa reduzir os frequentes congestionamentos nas estradas da região – causados pelo aumento no tráfego de caminhões, que transportam a supersafra agrícola ao complexo portuário.

O novo acesso ligará a Rodovia Cônego Domênico Rangoni à Avenida Santos Dumont, onde está a maioria das instalações portuárias de Guarujá.

O projeto em estudo pela Cidade e pelo Estado prevê a abertura de uma rua nos terrenos ao lado do antigo terminal do Grupo Fassina, na Domênico Rangoni, nas proximidades da Prefeitura de Guarujá, conforme apurou A Tribuna. Esta alternativa seria um adiantamento da fase dois da Avenida Perimetral da Margem Esquerda, uma vez que essa etapa do empreendimento prevê a construção de uma nova via de acesso entre a estrada e a Santos Dumont exatamente nessa região.

Na próxima segunda-feira, a Prefeitura e o Governo do Estado vão realizar uma reunião, em Guarujá, para voltar a analisar o projeto da nova via. “Vamos discutir a possibilidade de um novo acesso ao Porto. Não há nada certo, mas algo pode ser definido. Temos que estudar a área e isso levará tempo”, explicou a prefeita Maria Antonieta de Brito na tarde de ontem, após participar de uma reunião com representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), da Secretaria de Transportes do Estado e da Ecovias. No encontro, ficou acertado o apoio do Estado à obra e a reunião de segunda-feira, que também terá a participação da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), dos terminais portuários e das polícias Militar e Rodoviária.

Nesse próximo encontro, também será debatido se a segregação de caminhões na Domênico Rangoni, que será iniciada amanhã, conseguiu melhorar as condições de tráfego e evitou congestionamentos. “Vamos discutir e avaliar os primeiros resultados da segregação de caminhões de domingo”, complementou a prefeita.

Essa operação, articulada no Conselho de Autoridade Portuária (CAP) na última quinta-feira, está mantida, mesmo com a sinalização contrária do Ministério Público Estadual (MPE). Na última quinta-feira, o MPE obteve uma liminar judicial proibindo que os caminhões com destino ao Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto permanecessem ou estacionassem nos acostamentos ou na pista da Domênico Rangoni. A empresa vai recorrer.

Créditos: Carlos Nogueira

Aréa ao lado do antigo terminal da Fassina fica às margens da Domênico Rangoni

Visita

Na sexta-feira, o secretário-executivo da Secretaria de Portos (SEP), Mario Lima Junior, visitou as obras da Avenida Perimetral da Margem Esquerda do Porto. “A condição do Porto de Santos está boa, apesar de tudo o que ocorre. Nos últimos meses, quebrou recordes e é parte fundamental para a economia do País”, disse. Segundo ele, a nova via expressa, que será essencial para o tráfego na Margem Esquerda, já era para estar pronta, mas atrasou por causa das chuvas. “Se tiver um dia só de sol já ajuda”, completou.

Lima Junior ressaltou que o sistema de monitoramento de caminhões com destino ao Porto precisa ser “aperfeiçoado” e capaz de prever situações caóticas como as registradas nas últimas semanas. “É preciso que todos os terminais estejam cientes de sua capacidade e que cumpram isso. Não adianta trazer mais caminhões do que eles podem receber”, disse.

Fonte: A Tribuna