O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, afirmou que a integração com outros modais, para a facilitação do acesso ferroviário aos portos, está entre os desafios prioritários para solucionar entraves logísticos para importação e exportação no País. Para ele, as medidas são importantes para simplificar as operações, reduzindo custos e tempo para as empresas.
“Tínhamos 120 instalações privadas e temos, agora, 191. É um aumento de quase 50% de 2013 para 2017. E isso foi possível porque flexibilizamos. Com o novo decreto dos portos, o tempo médio das operações deve sair de 1.500 para 180 dias. Mas queremos que esse período reduza ainda mais”, disse, durante palestra no Encontro Nacional do Comércio Exterior (Enaex), promovido pela Associação Brasileira de Comércio Exterior (AEB).
Tito Lívio Silva, gerente de Regulação e Transporte Multimodal de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ressaltou que os transportes multimodais são primordiais para otimizar a logística e fomentar as exportações brasileiras. Ele advertiu que é necessário adequar as necessidades de transporte às características de cada modal.
“Esse é o novo desafio que temos. O aprimoramento da infraestrutura passa por pontos fundamentais: desenvolvimento, mas também questões operacionais ligadas à regulação e à tributação. E isso tem que estar alinhado a uma estrutura de governança conjunta”, defendeu.
Fonte: Assessoria de imprensa da AEB