Banner página

Notícias

Notícias

Após protestos, prefeito de Santos recebe portuários nesta segunda-feira

A luta dos trabalhadores avulsos (TPAs) do Porto de Santos terá novos capítulos nesta semana, quando eles vão se reunir com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa e com a diretoria da Embraport, que inaugurou seu terminal multiuso no início do mês, na Área Continental da Cidade. O encontro com o chefe da Administração Municipal está marcado para esta segunda-feira, às 18 horas. Já as discussões com a empresa ainda não têm data definida.

As realização das reuniões foi acertada no final da semana passada, depois que os estivadores invadiram o navio Maersk La Paz, que estava atracado no novo empreendimento da Embraport. Devido a ocupação do cargueiro pelos TPAs, ele ficou impedido de operar. Após liberado pela estiva, o navio seguiu, na manhã deste sábado, para o Terminal de Contêineres (Tecon) da Santos Brasil, na Margem Esquerda (Guarujá) do complexo santista. A embarcação deixou o Porto por volta das 6 horas deste domingo.

O protesto dos estivadores busca garantir a contratação dos trabalhadores vinculados ao Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) para operar as embarcações que chegam a instalação. Por enquanto, a empresa segue a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), conforme previsto no novo marco regulatório do setor portuário, a Lei 12.615, regulamentada pela presidente Dilma Rousseff no mês passado.

Fonte: A Tribuna