Banner página

Notícias

Notícias

Atuação do governo no exterior avança pouco

Durante pouco mais de um ano à frente do Executivo federal, o governo de Michel Temer avançou pouco na abertura do País para o investimento e o comércio internacional. É o que dizem especialistas consultados pelo DCI.

Ainda que a defesa da redução de barreiras ao capital estrangeiro tenha predominado no Palácio do Planalto desde que a ex-presidente Dilma Rousseff foi afastada, o governo atual não conseguiu muitas vitórias nesse âmbito.

“No geral, a política externa seguiu no piloto automático, com as agendas de praxe, como o incentivo às exportações e a busca de investimentos”, avalia Evandro Menezes de Carvalho, professor de direito internacional da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O especialista critica principalmente a abordagem do governo em relação aos BRICS. “A ação brasileira tem sido bem pouco propositiva. Teremos uma reunião importante do grupo, em setembro, quando será discutida a entrada de outros países [como o México] no bloco, além da criação de uma secretária permanente dos BRICS. São pontos importantes e muito pouco debatidos aqui no Brasil.”, conforme noticiado pelo jornal DCI.

Fonte: Diário do Comércio e Indústria – DCI.