A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados avalia nesta terça-feira (26) os projetos em andamento para produção de fertilizantes e insumos agrícolas no País.
O debate foi proposto pelos deputados Josias Gomes (PT-BA), Afonso Hamm (PP-RS), Eduardo Sciarra (PSD-PR), Valmir Assunção(PT-BA) e Luci Choinacki (PT-SC).
Hoje, segundo os parlamentares, o Brasil importa de 70 a 90% dos fertilizantes utilizados na agricultura, com isso, os produtores ficam sujeitos à oscilação dos preços causada pelo câmbio. Para proteger o agricultor, os parlamentares querem mais investimentos para ampliar a produção de insumos, tanto para a produção convencional quanto para a orgânica.
Para produzir adubos, no entanto, o Brasil precisa primeiro viabilizar a exploração de suas jazidas de nitrogênio, fósforo e potássio – principais elementos usados em fertilizantes -, além de desenvolver tecnologias para produção desses insumos.
Entre os desafios listados pelos parlamentares estão a existência de poucas minas de potássio, a dificuldade de explorar esse minério, e a pouca disponibilidade de gás natural – usado para produzir fertilizantes nitrogenados.
Debatedores
Foram convidados para apresentar os projetos em andamento:
– o ministro da Agricultura, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira;
– o ministro do Desenvolvimento Agrário; Gilberto José Spier Vargas;
– o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão;
– o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; e
– o pesquisador da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro.
A reunião será realizada no Plenário 6, a partir das 14h30.
Fonte: Agência da Câmara