Oferecer serviços de transporte de cargas e reduzir o número de veículos que trafegam em direção ao Porto de Santos. Estas ações integram a estratégia da Bandeirantes para aumentar sua participação no mercado e contribuir com a conservação do meio ambiente. Neste ano, ela aposta em um aumento de cerca de 40% no faturamento e na ampliação da cartela de clientes.
A empresa ocupa os armazéns 22 e 23 do Porto, na região de Outeirinhos, e tem como foco a armazenagem de produtos fracionados (cargas em pequenos volumes), como eletrônicos. Com 80 anos de funcionamento, a antiga Companhia Bandeirantes de Armazéns Gerais passa por um processo de reestruturação, iniciado no último mês de julho.
Além da troca de diretoria, a companhia, que passou a se chamar apenas Bandeirantes, agregou serviços de logística a seus clientes. A grande novidade desta nova etapa é a oferta do serviço porta a porta para os clientes de São Paulo. As cargas de exportação que serão embarcadas em Santos não precisam mais descer a Serra do Mar. Podem ser entregues no centro de distribuição da empresa, na Mooca, na Capital, e de lá, a própria operadora as leva ao complexo portuário.
“Nós recebemos e entregamos muitas cargas fracionadas. Então, agora, utilizamos os nossos próprios caminhões, que trafegam durante a madrugada e evitam que o fluxo de veículos que descem a Serra seja ainda mais intenso. É a nossa contribuição para a retirada dos caminhões da estrada, já que obras nas vias de acesso ao Porto de Santos não ficarão prontas em curto prazo”, explicou o diretor Comercial da Bandeirantes, Marcel Vilchez.
Segundo o executivo, cada caminhão utilizado no transporte de mercadorias com origem ou destino no Porto é responsável por retirar outros 30 veículos menores das estradas da região. Para alcançar esta meta, a Bandeirantes investiu cerca de R$ 100 mil na aquisição de suas carretas.
A partir deste ano, a empresa pretende expandir o serviço porta a porta em direção a Campinas. Para isso, já firmou parcerias com um centro de distribuição de cargas local para garantir a retirada e a entrega de mercadorias na cidade.
“O nosso plano é eliminar um intermediário e garantir um serviço individualizado para o cliente que tem carga fracionada, que é o nosso forte. Por isso, oferecemos saídas diárias, independente do volume e mesmo que não haja uma demanda tão grande para lotar um caminhão. O cliente pode ter a certeza da entrega com hora marcada”, destacou o diretor.
Reestruturação
O processo de reestruturação da empresa começou em julho do ano passado. Nos quatro primeiros meses da gestão da nova diretoria, o faturamento mensal da empresa saltou de cerca de R$ 8 milhões para R$ 21 milhões.
De acordo com Marcel Vilchez, foi o plano de negócios implantado pelos novos diretores, que vieram de outros terminais do Porto de Santos, o fator responsável por ampliar a carteira de clientes da Bandeirantes, que vinha em ritmo decrescente.
Para este ano, a meta é atingir um faturamento mensal de R$ 25 milhões. Para isto, a empresa aposta em novos clientes interessados em armazenar suas cargas e transportá-las até São Paulo ou Campinas sem custo extra ou preocupação com a contratação de uma transportadora.
“Nosso forte é a relação com despachantes e agentes de carga. Como operador logístico, o plano é que esses profissionais encontrem, na Bandeirantes, a possibilidade de uma estrutura para atender individualmente e com customização”, explicou o diretor comercial.
Fonte: A Tribuna