Banner página

Notícias

Notícias

Bovespa abre a semana operando em queda, com destaque para renúncias na Petrobras

Nesta sexta-feira, o principal índice da bolsa subiu 1,13%, a 121.570 pontos. Na semana, a alta foi de 2,09%.

Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em queda nesta segunda-feira (4).

Às 13h32, o Ibovespa recuava 0,37%, a 121.122 pontos. Veja mais cotações.

Na sexta-feira, a bolsa fechou em alta de 1,13%, a 121.570 pontos – maior pontuação de fechamento desde 11 de agosto (122.056 pontos). No ano, o ganho é de 15,98%.

O que está mexendo com os mercados?

No Brasil, a semana começa com olhos na Petrobras. Os investidores monitoram a situação da administração da estatal, após conflitos de interesse chegarem ao conhecimento do governo sobre os nomes indicados para a cúpula da empresa.

No domingo, Rodolfo Landim, escolhido pelo governo para presidir o conselho da Petrobras, desistiu do cargo. A estatal informou que, até o momento, não recebeu notificação do Ministério de Minas e Energia sobre quem seria indicado para a vagar no lugar de Landim.

No início da tarde desta segunda, o blog da Andréia Sadi informou que Adriano Pires, indicado para a presidência da empresa, também desistiu de assumir o posto.

Por volta das 13h30, as ações preferenciais da Petrobras caíam 1,51%, cotadas a R$ 32,51.

Segundo o blog da Ana Flor, o presidente Jair Bolsonaro está no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, com o intuito de tentar salvar a indicação de Pires para a presidência da empresa.

Em conversas com auxiliares neste domingo (3), Bolsonaro atribuiu a “inimigos” que estão na Petrobras uma suposta tentativa de impedir que o economista passe a comandar a empresa. A ordem do presidente é encontrar um substituto para Landim e manter o nome de Pires na lista dos indicados do governo.

Ainda por aqui, a agenda da semana inclui a divulgação da inflação oficial de março. E também segue a greve dos servidores do Banco Central, o que impossibilitou a divulgação, nesta segunda-feira, do boletim Focus, com as (estimativas do mercado para inflação, PIB, taxa de juros e câmbio.

Nos EUA, os futuros dos índices acionários avançavam nesta segunda-feira, com o salto nas ações do Twitter e em empresas chinesas listadas nos Estados Unidos compensando as preocupações com mais sanções contra a Rússia devido à invasão da Ucrânia.

As ações do Twitter dispararam após documentos mostrarem que Elon Musk, dono da Tesla, assumiu uma participação acionária de 9,2% na empresa.

Os preços do petróleo subiam ao redor de 2%.

A confiança do investidor na zona do euro caiu para a mínima em quase dois anos em abril, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira, indicando o risco do início de uma recessão no segundo trimestre.

Fonte: G1 Economia