Banner página

Notícias

Notícias

Bovespa opera em alta em meio ao aumentos dos preços de commodities

Na quarta-feira, o Ibovespa fechou em alta de1,80%, a 115.174 pontos.

O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, abriu em alta nesta quinta-feira (3), diante de mais uma sessão de ganhos para commodities, o que impulsionava em especial papéis de mineração e siderúrgia, ainda que o movimento também eleve temores de alta da inflação global.

Às 10h20, o Ibovespa subia 0,50%, a 115.746 pontos. Veja mais cotações.

Já o dólar opera em queda, com a disparada das commodities favorecendo moedas de países exportadores.

Na quarta-feira, a Bolsa fechou em alta de 1,80%, a 115.173 pontos. Com o resultado, passou a acumular alta de 9,87% no ano.

Impactos da guerra

As principais bolsas internacionais tinham mais uma sessão de perdas.

Os mercados financeiros globais seguem ponderando as consequências da guerra na Ucrânia e, no oitavo dia desde a invasão da Rússia ao país, agentes do mercado ficam atentos ao andamento de negociações entre representantes russos e ucranianos.

Em meio aos temores de interrupção do fornecimento da oferta, o preço do barril de petróleo superou a barreira dos US$ 115 nesta quinta, se aproximando do patamar de US$ 120, com a guerra na Ucrânia elevando os temores de desabastecimento e agravando os riscos de uma alta da inflação global.

Os contratos de minério de ferro subiram 6,8% na China, a 797,50 iuanes (126,27 dólares) a tonelada, depois de bater alta de 9,7%, atingindo o maior nível desde 11 de fevereiro.

Apesar do nervosismo nos mercados internacionais, a bolsa brasileira tem sido beneficiada pela valorização do real e pela alta das commodities. Em relatório, a XP destacou que os setores financeiro e commodities respondem por 80% dos lucros do Ibovespa em 2022, e, atualmente, têm um peso de 62% dentro do índice.

“A guerra na Ucrânia pode empurrar a economia mundial para um cenário muito desfavorável de estagflação na economia global”, ressaltou porém, a XP.

Na véspera, a alta do Ibovespa também foi sustentada também pela sinalização do presidente do Federal Reserve, o BC dos EUA, Jerome Powell, de que o banco central dos EUA provavelmente promoverá uma elevação de juros menor do que alguns investidores temiam.

Powell disse que está inclinado a apoiar um aumento de 25 pontos base em março, o que amenizou preocupações com a possibilidade de uma alta de juros mais agressiva.

No Brasil, a Selic está atualmente em 10,75% ao ano, e os juros altos têm beneficiado o real neste início de ano, já que torna o país atrativo para investidores estrangeiros.

Fonte: G1 Economia