A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lança hoje (6), em São Paulo, a Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB). O lançamento da coalizão será às 15h, no escritório da CNI. O lançamento contará com a presença do diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, e o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima.
Também participam o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid; o secretário de Comércio Exterior, Abrão Neto; a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Marcela Carvalho; e o CEO do Center for International Private Enterprise (CIPE), uma das organizações da Global Alliance for Trade Facilitation, Andrew Wilson.
No primeiro painel, às 15h10, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a Global Alliance for Trade Facilitation e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) vão assinar um memorando de entendimento (MoU) na área de facilitação de comércio.
Coalizão
Num cenário em que o Brasil enfrenta uma série de entraves para ampliar o seu comércio exterior, a coalizão reúne cerca de 80 representantes do setor industrial com o objetivo de promover melhorias na política comercial brasileira.
De um lado, a coalizão vai atacar entraves internos, promovendo a facilitação do comércio exterior. De outro, vai elaborar estratégias para identificar e atacar problemas em mercados externos que afetam as exportações brasileiras.
A coalizão será presidida por Fernando Valente Pimentel, atual presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), e terá sua agenda de trabalho organizada pela área internacional da CNI, por meio de sua Gerência de Política Comercial.
Fonte: Comex do Brasil com informações da CNI