Serão retomadas nesta segunda-feira as buscas pelo tripulante polonês que caiu do navio Polesie, de bandeira das Bahamas. Informações preliminares dão conta de que o marinheiro de convés, Henryk Symolon, de 57 anos, caiu da embarcação por volta das 19 horas de sexta-feira. O navio está atracado no armazém 39 do Porto de Santos.
Nesta segunda-feira, a Capitania dos Portos deve ouvir o comandante do navio. Em entrevista coletiva na tarde de sábado, o capitão dos Portos de São Paulo, comandante Marcelo Ribeiro de Souza, informou que serão colhidos depoimentos que contribuirão para esclarecer a possível queda do polonês. “Vamos ouvir outras pessoas também e saber se o navio possui sistema de monitoramento eletrônico ou se há outras imagens desta suposta queda”.
Navio de bandeira das Bahamas não sai do Porto de Santos enquanto durarem as investigações
Enquanto prosseguem as buscas e as investigações sobre o caso, a embarcação fica retida no Porto. A princípio, ela deixaria Santos na terça-feira, dia 22. “Mas não é possível determinar quanto tempo isso irá durar. Quando ouvirmos todos e tivermos todas as informações que precisamos, o navio será liberado”.
A Capitania dos Portos espera concluir em até 90 dias o Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IANF) para apurar os possíveis responsáveis. As buscas estão sendo realizadas em um perímetro de dois quilômetros dentro do Canal do Estuário, a partir do possível ponto de queda informado. Duas lanchas da Capitania dos Portos e uma embarcação do Corpo de Bombeiros fazem parte da operação.
Fonte: A Tribuna