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Começam as obras do Trecho Norte do Rodoanel de São Paulo

As obras de construção do Trecho Norte do Rodoanel de São Paulo começam hoje, segundo informações do Governo do Estado. É a última etapa do anel rodoviário, que começou a ser erguido em 1998, pelo Trecho Oeste. Essa parte da via expressa que circunda a Região Metropolitana de São Paulo – e é estratégica para o Porto de Santos – deve ser concluída em 36 meses, até o início de 2016.

O Trecho Norte terá 44 quilômetros de extensão e ligará os trechos Oeste (já concluído) e Leste (este ainda em obras). Ele começará na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga Estrada Campinas-São Paulo (SP-332), e terminará na intersecção com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), por onde os trabalhos vão começar.

O projeto contempla um acesso à Rodovia Fernão Dias (BR-381) e uma via exclusiva, de 3,6 quilômetros, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Concluindo o anel rodoviário, o Trecho Norte é estratégico para o Porto de Santos ao facilitar o transporte de cargas entre o Interior do Estado e a Baixada Santista.

O contrato para a execução das obras foi assinado no dia 7 do mês passado. As construtoras OAS Ltda e Acciona Infraestructuras S/A e os consórcios formados pelas empresas Mendes Júnior/Isolux Corsán e Construcap/Copasa foram os vencedores da licitação internacional do empreendimento.

Há cerca de um mês, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) concedeu a Licença de Instalação para os trechos considerados como prioridade 1. Isto corresponde a 45% de todo a área da parte norte do Rodoanel. Seis dos sete túneis que serão construídos ao longo dos 44 quilômetros de extensão da obra receberam esta classificação.

Ambientalistas tentam barrar o início das obras por conta do impacto ambiental da construção da rodovia na Serra da Cantareira. As desapropriações necessárias para o início do empreendimento também foram alvo de denúncias e reivindicações.

As obras foram divididas em lotes, que têm entre 3 e 5 quilômetros de extensão. No total, elas custarão R$ 3,9 bilhões, 23,1% a menos do que a previsão do Governo, que era de R$ 5 bilhões.

O valor total do empreendimento, incluindo as desapropriações necessárias para a construção da rodovia, é de R$ 5,6 bilhões. Uma parte desta cifra, R$ 2 bilhões, foi financiada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entrará com R$ 1,72 bilhão. O restante dos recursos são provenientes do Tesouro Nacional.

Pistas

O Trecho Norte será uma rodovia classe zero, denominação dada às de alto padrão técnico e controle total de acesso. As pistas terão quatro faixas de rolagem, por sentido, entre o Rodoanel Oeste e a Rodovia Fernão Dias.

Já no segmento entre a Rodovia Fernão Dias e a Via Dutra, os usuários terão três faixas de rolagem de 3,6 metros de largura em cada pista. A separação do fluxo de veículos será feita por um canteiro central com 11 metros de largura. Em toda a extensão do Trecho Norte do Rodoanel, a velocidade máxima permitida será de 100 quilômetros por hora.

Fonte: A Tribuna