São Paulo – Com a tecnologia avançando cada vez mais, não é de se admirar que o funcionamento da exportação no Brasil está bem longe do que era no século passado, em que a economia primária dominava o comércio exterior no País. Hoje, o comércio internacional tem o desafio de atualizar e manter estável os processos logísticos, considerando formações de novos blocos econômicos, novas regras tarifárias, etc., principalmente agora na pandemia em que tudo deve ser feito com muita precisão para não ser prejudicial para a empresa.
É aí que entra o papel da tecnologia, que oferece meios para o desenvolvimento de ferramentas que ajudam em todos esses procedimentos. Uma importadora que não possui nenhuma ferramenta tecnológica atuando para otimizar as operações perde grandes oportunidades. Algumas ferramentas e procedimentos podem ser muito úteis, inclusive no período pandêmico. São elas:
Com a computação na nuvem (“cloud computing” em inglês), é possível acessar os seus aplicativos e dados de qualquer lugar a partir do armazenamento na nuvem. E o mais prático é que todas as pessoas e empresas autorizadas poderão visualizar, alterar e inserir novos dados, a depender do tipo de permissão concedida. Algumas empresas como a Microsoft e a Google oferecem esse tipo de serviço (OneDrive e Google Drive, respectivamente). Esse tipo de armazenamento é muito útil na pandemia, pois não é necessário ter um computador físico em específico para acessar essas informações. É ótimo para armazenar grandes quantidades de planilhas e outros arquivos de controle de estoque, por exemplo,
Essa é uma ferramenta muito falada nos últimos anos, principalmente por conta das redes sociais, que utilizam o sistema de big data para o armazenamento e a manipulação de uma quantidade imensa de dados. Para os negócios, isso pode ser bastante interessante, visto que a ferramenta de big data permite que a empresa gere relatórios de dados que ajudam a entender melhor o que está dando certo e o que está dando errado nos negócios. Com ela, a empresa poderá fazer análises de dados precisas para tomar decisões mais assertivas, além de reduzir possíveis erros durante processos comerciais e planejamento logístico.
Também chamado de ERP online (Enterprise Resource Planning, ou Recurso de Planejamento Empresarial), esse tipo de aplicação é um sistema inteligente que integra a gestão da sua empresa para sintonizar setores. Com ele, a sua empresa automatiza tarefas e o fluxo de informações, avalia o desempenho dos profissionais, identifica falhas e identifica oportunidades — isso tudo enquanto reduz os ruídos de comunicação, visto que tudo estará integrado ao sistema, e ajuda a reduzir os custos, agilizando a organização geral dos negócios.
(*) Com informações da Conversion
Fonte: Comex do Brasil