Banner página

Notícias

Notícias

Conheça o Porto: o complexo e o transporte hidroviário

Saiba mais sobre as hidrovias e o projeto para a utilização delas no Porto de Santos.

Assunto foi debatido no seminário Hidrovias Já.

O Porto de Santos, o principal do País em relação ao valor das cargas movimentadas, trabalha com os mais diferentes modais de transporte em suas operações. Há o rodoviário (feito por rodovias), o ferroviário (por ferrovias) e o dutoviário (por dutos, utilizados para líquidos). E também existe o aquaviário (pela água). Nessa classificação, atualmente destaca-se o transporte marítimo (no mar), realizado pelos navios de cabotagem (navegação costeira) e longo curso que escalam no complexo.

Mas, como debatido no seminário Hidrovias Já , este cenário deve mudar. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos) busca desenvolver, na região, o transporte hidroviário ou fluvial – aquele que é realizado no estuário ou nos rios locais e que também pode ser chamada de navegação interior.

A ideia é que cargas vindas do interior do País cheguem até a área retroportuária e, ali, embarquem em barcaças, que as trariam até os terminais portuários para serem carregadas nos navios. No sentido contrário, os produtos descarregados dos cargueiros seriam colocados nas barcaças e levados para o retroporto, de onde partiriam para o interior. Outra opção é que o transporte de mercadorias entre as duas margens do complexo passe a ser feito por barcaças, não mais por caminhões.

Leia mais em: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/porto%26mar/conheca-o-porto-o-complexo-e-o-transporte-hidroviario/?cHash=1e9135065818985264a80a495f214255

Fonte: A Tribuna