Para evitar congestionamentos nas rodovias que dão acesso ao Porto de Santos nos períodos de escoamento de safra de grãos, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) determinou que todos os caminhões carregados com granéis que seguem em direção ao complexo santista passem, obrigatoriamente, por um pátio regulador.
Os veículos que transportam outras cargas – inclusive o açúcar, uma das principais commodities exportadas por Santos – não vão precisar a passar pelos pátios. Esses caminhões apenas deverão ser agendados para ter acesso aos respectivos terminais.
Essas regras integram a Resolução nº 136 da Companhia Docas, publicada pela estatal no último dia 30.
Segundo a norma, cada terminal terá uma cota de recepção de caminhões a ser elaborada pela Codesp. Essa quantidade será definida por uma janela de tempo (período fixo e contínuo de seis horas), de acordo com a capacidade operacional da empresa e a capacidade máxima de utilização de seu estacionamento interno.
As instalações e os consignatários das cargas serão responsáveis por obedecer e informar a seus clientes e fornecedores as regras de obrigatoriedade do cumprimento da nova regra.
Os terminais de grãos deverão considerar o agendamento dos caminhões, desde a origem das viagens, para entrada deles nos pátios reguladores. Os veículos só poderão se dirigir às instalações quando existirem vagas nos estacionamentos.
De acordo com a resolução, não será permitida, sob nenhuma hipótese, que os caminhões parem ou estacionem nas vias de acesso ou nas portas dos pátios reguladores e secundários de apoio.
A partir do próximo dia 1º, o descumprimento da resolução, em casos identificados pela Codesp, com danos ao tráfego nas rodovias, às vias públicas municipais ou às áreas portuárias, implicará na aplicação das sanções pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Elas podem ir desde multas até a suspensão das atividades dos terminais.
Verificação de placas
O Governo do Estado anunciou, na tarde de ontem, que instalará sensores com tecnologia OCR (Optical Character Recognition ou, na tradução do inglês, reconhecimento ótico de caracteres) nas praças de pedágio das estradas que dão acesso ao Porto de Santos. Os equipamentos vão “ler” a placa dos caminhões. Essas informações serão enviadas à Autoridade Portuária, que irá verificar se os veículos estão agendados.
A ideia é garantir que sigam para o Porto apenas os veículos agendados e com previsão de chegada sincronizada com a escala do navio que levará sua carga. Mas a Codesp precisará desenvolver um sistema que permita a troca de informações entre o sistema OCR e seu controle de agendamento.
De acordo com a Artesp, ao receber a informação de que há um caminhão com destino ao Porto em alguma das rodovias monitoradas, a Codesp poderá entrar em contato com o terminal de destino para verificar o agendamento. Se o veículo não estiver programado, para evitar penalidades, a instalação pode se comunicar com a transportadora a fim de evitar a chegada do caminhão ao Porto. A saída poderá ser retê-lo em algum estacionamento ou determinar seu retorno à origem até que o agendamento seja feito.
Fonte: Jornal da Tribuna