Banner página

Notícias

Notícias

Embraport realiza cadastro biométrico de caminhoneiros

Os caminhoneiros que vão utilizar o novo terminal Embraport, em fase final de implantação na Margem Esquerda do Porto de Santos, já podem fazer o seu cadastro biométrico, medida necessária para que o acesso à instalação seja autorizado. O cadastro integra o sistema de agendamento de cargas que será adotado pela empresa com o objetivo de otimizar suas operações. Desde a última segunda-feira, quando a coleta de dados biométricos teve início, 70 profissionais já foram registrados.

Desde a última semana, a Embraport realiza workshops com representantes de transportadoras de cargas de todo o Brasil para apresentar e detalhar o funcionamento do sistema. Nesta quarta-feira, aconteceu o último dos três encontros previamente agendados pelo terminal portuário. As apresentações contaram com a participação de 40 empresas representadas por 110 pessoas.

“Ele (o sistema) vai permitir que somente veículos agendados entrem no terminal. Assim, conseguimos preparar as operações com conhecimento das cargas que irão entrar ou sair, evitando prejuízos ao transporte”, explica Márcio Mateus, coordenador de projetos da Embraport . O agendamento será feito pelas empresas através do site da Embraport na internet, na ára de serviços. O endereço eletrônico também disponibilizará informações como consultas a escala de navios e chat online para atendimento às transportadoras.

O sistema de agendamento de cargas da Embraport contará com cadastro biométrico de motoristas e controle dos caminhões e cargas que entram e saem do terminal por via terrestre, feito por Optical Character Recognition (OCR) – que confere a placa do caminhão, o número do contêiner e as informações dos condutores dos veículos, permitindo o acesso automático às instalações.

“Além de demonstrar o sistema, para que ninguém seja pego de surpresa, também queremos receber críticas e sugestões. O retorno das transportadoras está sendo positivo”, disse Elder Coppi, gerente de de TI da Embraport. Segundo ele, a intenção é proporcionar o debate com as empresas, obtendo o retorno de suas dificuldades e as moldando às regras do terminal portuário.

Outra novidade destacada por Coppi são os adesivos que serão implantados no alto das cabines dos caminhões, com informações das placas dos veículos. “Eles vão facilitar as operações e dimininuir o tempo de espera, já que os operadores poderão visualizar melhor os dados”, conta. A Embraport estará cedendo cinco modelos de placas (adesivos) às transportadoras para que elas apliquem aos veículos de suas frotas.

Segundo Elder Coppi, a ideia também poderá ser utilizada por outros terminais, já que o adesivo é fixo e o problema de visualização é comum a todos. “Representantes da ouvidoria da Codesp participaram do workshop de hoje e levarão a ideia para a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra)”, disse.

Cadastro biométrico

O cadastro biométrico dos motoristas está sendo realizado no escritório da Embraport, em Santos. Por enquanto, apenas profissionais ligados às transportadoras que participaram dos workshops já efetuaram o cadastramento.

Transportadoras interessadas em conhecer o sistema de agendamento da Embraport e, consequentemente, encaminharem seus motoristas para realizar o cadastro biométrico devem entrar em contato com o terminal portuário por meio do telefone (13) 3229-0849 ou no email atendimento@embraport.com.br.

 

Fonte: A Tribuna