Desde setembro passado, entre 300 e 400 contêineres de clientes da Brado são transportadas mensalmente pelas linhas da MRS. Mas, de acordo com o diretor da Brado Logística, Silvio Fernandes, há potencial para o transporte de até 12 mil caixas metálicas por mês.
Economia de tempo e diversificação do atendimento aos clientes foram os principais fatores que levaram as empresas a firmar a parceria. Enquanto a viagem de Santos até Campinas leva cerca de 72 horas pelas linhas férreas da ALL, a mesma jornada é feita em apenas 19 horas pelo caminho operado pela MRS.
“Nós, quando utilizamos as linhas da ALL, precisamos dar uma volta inteira pela Serra, enquanto a MRS desce pelo sistema cremalheira e consegue otimizar o tempo. Esse ganho de tempo viabiliza cargas que precisam chegar rápido ao destino final e é esse o público que pretendemos atingir”, explicou o diretor da Brado Logística.
Os contêineres transportados pela Brado são carregados com bens de consumo, autopeças e grãos, além de papel e celulose. “Além do tempo do transporte, nas ferrovias nós podemos garantir a qualidade do serviço e a segurança da carga, fatores que não são confiáveis no transporte rodoviário, por exemplo. É uma questão de conscientização das vantagens do modal”, destacou o diretor da empresa.
Já o trecho entre Suzano e São José do Rio Preto, no Interior do Estado, pode ser operado a qualquer momento. Por enquanto, a Brado está na fase de prospecção de novos clientes que façam este trajeto.
O transporte de contêineres entre Santos e Campinas é feito nos dois sentidos. A ideia da Brado é transportar as caixas metálicas que têm origem ou destino no complexo santista.
Investimentos
Segundo Silvio Fernandes, a parceria não exigiu investimentos das concessionárias ferroviárias. O que poderá acontecer futuramente são aquisições de ativos de material rodante pela Brado, que incluem vagões e locomotivas.
Para a realização do serviço de transporte, MRS e Brado apenas firmaram um contrato. O acordo prevê que parte do frete é repassado para a responsável pelas linhas férreas. De acordo com Fernandes, a tabela com os valores ainda está em discussão entre as duas empresas.
“Para nós da Brado, essa parceria mostra que nós somos uma operadora bandeira branca, independente. Conseguimos, com ela, a diversificação das ferrovias e reduzir o tempo de trânsito para os clientes que utilizam nossos serviços. Potencial é o que não falta para esse setor crescer e isso vai ao encontro dos planos de mudar a matriz de transporte no País”, destacou o diretor da empresa.
Fonte: A Tribuna