Duas companhias ligadas ao ramo da exportação foram fiscalizadas na operação Desvio de Rota; uma terceira não foi localizada.
Duas empresas de Santos, suspeitas de sonegação em operações de exportação, foram fiscalizadas na manhã desta sexta-feira (14), em operação realizada pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Em uma terceira empresa, identificada na investigação, os fiscais se dirigiram ao endereço, porém, a companhia não estava em funcionamento. Com isso, ela teve a inscrição estadual suspensa preventivamente. Sete fiscais tributários participaram da operação na Cidade.
A Operação Desvio de Rota foi deflagrada, simultaneamente, em 113 empresas distribuídas em 59 municípios paulistas. Dessas 103 foram localizadas e notificadas, enquanto outras 10 não foram localizadas e tiveram as inscrições estaduais suspensas.
As empresas teriam movimentado, entre 2014 e 2017, R$ 470 milhões em operações de exportação, sobre as quais não incide ICMS. No entanto, em consultas realizadas pelo Fisco Paulista, não foi identificado o registro e a comprovação efetiva do embarque dessas mercadorias ao exterior.
Fonte: A Tribuna