Uma iniciativa da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) poderá pôr um fim ao engarrafamento que virou rotina a quem utiliza a Via Anchieta para acessar as cidades da Baixada Santista. Para acabar com as filas de caminhões, que na última segunda-feira chegaram aos 22 km, a estatal impôs 16 regras.
Entre elas, conforme reportagem publicada em A Tribuna On-Line nesta quarta-feira, é a necessidade dos terminais portuários públicos e privados informarem com antecedência suas programações logísticas. As mudanças estão em vigor desde hoje.
Os terminais devem interligar seus sistemas logísticos ao Sistema de Gestão de Tráfego de Caminhões (SGTC) da estatal, o que permitirá à Docas conhecer o planejamento operacional de cada instalação e, principalmente, se o agendamento para a chegada de caminhões e carretas está sendo respeitado. Dessa forma, a Codesp espera minimizar as filas de veículos formadas na entrada da Cidade.
Nesta quarta-feira, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), convocou a Codesp, o Conselho de Autoridade Portuária (CAP) e a Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta Imigrantes (SAI), para discutir o problema.
Segundo o diretor de Infraestrutura da Codesp, Paulino Vicente, uma normativa sobre a nova regra será publicada nesta quinta-feira. “A Codesp está fazendo um monitoramento de todos os terminais da Baixada. Na noite de terça-feira, monitoramos terminal a terminal. Estamos observando o comportamento e as operações de todos os terminais. Queremos que as empresas se conscientizem dos problemas e recebam apenas os caminhões que possam comportar”.
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa espera que a medida adotada pela Codesp possa ter resultados práticos e efetivos no Município. Ele informou ainda que outra solução a longo prazo para acabar com o congestionamento formado no acesso aos terminais portuários são as obras na entrada de Santos, como a construção de pontes e viadutos.
Segundo o chefe do Executivo, o Município já dispõe de uma verba de R$ 240 milhões do Governo Federal, mas o projeto executivo dos viadutos ainda não foi realizado.
Na última segunda-feira, em função do movimento em direção ao porto, o congestionamento na Anchieta alcançou a marca de 24km
Trânsito caótico já se tornou comum
A medida da Codesp é uma tentativa para dar resposta a anos de congestionamentos nas rodovias que dão acesso ao Porto de Santos, problema que se transformou em caos completo nos últimos 50 dias.
Durante o mês passado, com a chegada da safra de soja, os problemas estavam concentrados na Margem Esquerda (Guraujá). Desde o início do mês, com o início da safra de açúcar, a Via Anchieta, que serve de a Margem Direita do complexo (Santos), foi a mais afetada.
No final da tarde desta quarta-feira, o congestionamento gerado pelo excesso de caminhões na via atingiu a Rua João Pessoa, no Centro de Santos. A lentidão começou por volta das 16h40 e se estendeu até o começo da noite.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o motivo foi o excesso de veículos comerciais tentando acessar a Rua Cristiano Otoni. Pela manhã, de ônibus ou de carro, muitos motoristas amargaram cerca de duas horas na Pista Sul da Via Anchieta.
Fonte: A Tribuna