Segundo o autor da proposta, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP)Ambientalista, o Grupo de Trabalho Fauna, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e demais organizações da sociedade civil que compõem a Frente Ambientalista realizam café da manhã nesta quinta-feira (24) para discutir sobre a exportação marítima de gado vivo. A médica veterinária Lynn Simpson, que tem vasta experiência em acompanhamento desse tipo de negócio, está convidada para falar sobre o assunto.
O Brasil exporta anualmente milhares de bovinos para abate no Oriente Médio, em viagens marítimas de até 30 dias, em condições precárias, alta densidade de lotação e só um veterinário a bordo.
Um número crescente de veterinários em todo o mundo se opõe a essa exportação por entender que é impossível promover bem-estar animal nessas condições e que a recomendação científica é que animais sejam abatidos próximo ao local de criação.
O aspecto econômico para o país também será abordado. Segundo especialistas, o país perde em geração de empregos e impostos ao exportar o produto direto, junto com subprodutos como, por exemplo, o couro.
Projeto de Lei
Na Câmara, já tramita um projeto (PL 9464/18) que veda a exportação de gado vivo por transporte marítimo. O autor da proposta é o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP).
Agenda
O debate será realizado às 8h30 no Auditório Freitas Nobre
Fonte: Câmara Notícias