Desde 2019, mais de 14 mil empresas utilizaram a inteligência de mercado Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com a intenção de obter auxílio para as vendas internacionais de seus produtos e serviços. Só em 2022, um total de 5,6 mil empresas usaram esse serviço, além de governo, universidades, imprensa e investidores estrangeiros. Do universo empresarial, 50% eram Micro e Pequenas Empresas (MPEs).
O processo de exportação é complexo, mas com apoio, pesquisa, planejamento e dedicação, pode ser mais acessível e seguro. A inteligência de mercado identifica oportunidades em destinos internacionais, fornece estatísticas, indica os requisitos de acesso ao mercado – como as normas sanitárias, técnicas, a existência de acordos comerciais e as tarifas de importação aplicáveis – que podem facilitar as exportações. “A ApexBrasil realiza pesquisas para diferentes setores, trazendo informações qualificadas que atendem às demandas das empresas brasileiras sobre os mercados internacionais no processo de exportação. A intenção é identificar oportunidades de negócios e colaborar com todos os empresários que encontram algum obstáculo durante o processo”, explica o gerente da Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Igor Celeste.
Dentre os serviços disponibilizados pela ApexBrasil aos empresários, os mais procurados são painéis de inteligência, estudos e apresentações, com a finalidade de encontrar informações específicas sobre o mundo da exportação.
Fonte: Apex-Brasil